Vantagens de alugar uma casa em um condomínio

Cada vez mais vemos os condomínios fechados se multiplicarem nas grandes cidades. O fator segurança é um dos apelos mais fortes, mas há outras razões para estes empreendimentos se espalharem. Se você está à procura de uma casa para alugar, veja quais são as vantagens de alugar um imóvel em um condomínio:

Mais segurança
Os níveis variam de um condomínio para outro, mas, em geral, eles oferecem mais condições de segurança do que as casas de rua. Eles podem ter portaria, acesso controlado, câmeras de vigilância, ronda interna, entre tantos outros recursos. Este é um dos maiores apelos dos condomínios.

Praticidade
Este fator também depende do porte do condomínio. Alguns deles proporcionam uma série de vantagens que tornam o dia a dia muito mais prático, como a oferta de comércio interno (mercado, padaria, farmácia, restaurantes etc.) e de várias opções de lazer (quadras, piscinas, espaços gourmet, salões de festas etc.). Nessas condições, a rotina diária pode se tornar muito prática.

Natureza
Há condomínios que destinam uma área razoável para espaços verdes, como gramados, bosques, jardins, vias arborizadas etc. Espaços assim são raríssimos em edifícios e contribuem para tornar mais sadia a rotina em um condomínio.

Silêncio
É verdade que sempre há o risco de deparar-se com vizinhos barulhentos, mas, no geral, condomínios são espaços mais silenciosos por se situarem afastados das grandes vias urbanas. Sua localização favorece o silêncio e uma libertação da vida agitada e desgastante.

Espaços para as crianças
Uma das grandes preocupações de quem tem filhos é o lazer das crianças. Com o receio de deixá-las brincar pelas ruas, os condomínios se tornaram opções mais seguras, onde elas podem se divertir nas áreas de lazer e nas casas dos amigos com menos riscos.

Privacidade
Por serem imóveis situados fora do espaço público, quem mora em um condomínio fica mais livre da abordagem de transeuntes, desconhecidos tocando a campainha, vendedores etc. Como os condomínios são áreas mais isoladas, é comum que, na rotina diária, haja menos contato com gente desconhecida à sua porta.

Vida social no condomínio
Há condomínios que incentivam as atividades entre os moradores, organizando festas, eventos etc. E há também a possibilidade de, espontaneamente, fazer-se boas amizades entre os vizinhos. É muito comum que grandes amizades comecem na vizinhança, o que é um aspecto muito positivo.

Imagem: iStock