Primeiro apartamento: dicas infalíveis para adquirir o seu

primeiro apartamento

Comprar o primeiro apartamento, seja para sair do aluguel ou da casa dos pais, é para muitas pessoas uma meta a ser conquistada! No entanto, para que o sonho de ter um imóvel próprio se realize, é preciso boa dose de planejamento, pesquisa e organização financeira!

Como qualquer meta a ser alcançada, conquistar o primeiro apartamento pode parecer difícil no começo, mas é totalmente possível. Pense que ao começar a planejar e investir em seu imóvel, você estará pagando algo que será seu – o que não acontece quando você está apenas pagando aluguel. Além disso, ao comprar seu primeiro apartamento você tem a certeza de que o imóvel irá valorizar ao longo do tempo. Esse investimento, inclusive, pode ser uma fonte de renda no futuro, caso você venha a alugar, por exemplo.

Mais um ponto positivo sobre adquirir o primeiro apartamento é que você tem muito mais estabilidade do que ao morar em um apartamento alugado! Sem necessidade de renovação de contrato, por exemplo, você não precisa estar a iminência de mudanças, algo que acontece quando você vive de aluguel.

 

Dicas para conseguir seu primeiro apartamento

Faça um planejamento financeiro

Como qualquer investimento ou compra, para adquirir seu primeiro apartamento você também precisará pensar em finanças! Defina metas possível, estabelecendo prazos para que a conversa não se torne inalcançável. Com metas bem definidas, adquira (ou fortaleça) o hábito de poupar, controlando gastos desnecessários e reservando na poupança, ou em investimentos variados, o excedente de sua conta.

 

Pesquise os melhores financiamentos

Pensando em seu primeiro apartamento, tenha em mente que você precisa conhecer bem quais opções de financiamento melhor se adequam às suas necessidades.

 

  • Minha casa, minha vida

 

O Programa Minha Casa, Minha Vida foi lançado em março de 2009 pelo Governo Federal. É um programa de financiamento habitacional, que subsidia a aquisição do imóvel próprio para famílias com renda até 1,8 mil reais e facilita as condições de acesso ao imóvel para famílias com renda até de 9 mil.

O programa tem diferentes modalidades, cada uma atendendo um público específico. As condições de pagamento são estabelecidas de acordo com cada caso, incluindo valores, número de prestações e descontos.

 

  • Financiamento de bancos

 

Bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú ou Bradesco oferecem diferentes opções de financiamento de imóveis. Se você está pensando em adquirir seu primeiro apartamento, vale a pena consultar o banco em que você já tem conta sobre as condições de financiamento que podem ser oferecida a você. Pesquise, verifique juros, e faça simulações: o importante é encontrar o financiamento que mais favoreça sua compra!

 

  • Financiamento com a construtora

 

Além dos bancos e programas governamentais, como o Minha casa, Minha vida, também é possível financiar seu primeiro apartamento diretamente com a construtora. Essa negociação, por vezes, apresenta condições muito mais flexíveis do que as opções apresentadas por bancos. Com construtoras, há possibilidade de você utilizar benefícios do programa Minha casa, Minha vida ou mesmo aproveitar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

Procure o imóvel ideal

O planejamento financeiro e a pesquisa sobre as opções de financiamento só estarão completas quando você encontrar o imóvel ideal! Seu primeiro apartamento deve estar de acordo com suas expectativas, para que você possa aproveitá-lo ao máximo. Nessa busca, pense que esse será o imóvel que você financiará por algum tempo, e por isso ele deve atender às suas necessidades momentâneas e as de médio prazo. A busca pelo apartamento ideal pode parecer árdua, mas não precisa ser!

Se você já está pensando em adquirir seu primeiro apartamento, fale com a gente! Somos a rede imobiliária que mais cresce no país e podemos ajudar você a encontrar o imóvel que mais atende às suas necessidades.