Prefeitura recebe comitiva do governo japonês

Representantes do governo japonês fizeram na manhã desta quinta-feira (12), uma visita oficial ao município de Campinas, com o objetivo de comunicar ao governo local o interesse daquele país em participar do processo seletivo para escolha da concessionária que realizará as obras do Trem de Alta Velocidade (TAV). A comitiva veio em busca de informações sobre o andamento do processo e aproveitou a oportunidade para relatar um pouco da experiência que o Japão tem na área tecnológica.
“Nós temos a tecnologia mais avançada e estamos dispostos a compartilhar nosso conhecimento e experiência”, disse o embaixador do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Ken Shimanou Chi.
O encontro, que aconteceu no Gabinete do prefeito Hélio de Oliveira Santos, contou também com a presença do primeiro secretário da embaixada do Japão em Brasília e enviado do Ministério dos Transportes do Japão, Seishi Nakatani; de Toru Iwasaki, do Grupo Tozan no Brasil; dos secretários municipais de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Ruy Rabello, de Cooperação Internacional, Romeu Santini, entre outros representantes das duas nacionalidades.
O prefeito, por sua vez, apresentou um panorama geral das necessidades do empreendimento e ressaltou os aspectos principais que devem ser analisados: o compromisso com o prazo de entrega (visando a Copa do Mundo de 2014), o capital para investimento e a capacidade de transferência de tecnologia.
“Assim como já fizemos com a Coreia, China e Espanha, colocamos nossos técnicos à disposição para explicar o que o País e o Município esperam da empresa vencedora da concessão”, disse Dr. Hélio.
A comitiva despediu-se do prefeito enfatizando a boa impressão deixada pelo Município.
“Ficamos muito impressionados com os novos projetos desenvolvidos como o novo Terminal Rodoviário, a CIMCamp, o projeto de expansão de Viracopos e outros. Vejo um grande potencial para muitas parcerias entre o Japão e Campinas”, disse o embaixador Ken Shimanou Chi.
Compuseram o roteiro da comitiva japonesa a Fazenda Tozan, o Terminal Rodoviário Álvares de Azevedo, a base da CIMCamp, o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Gabinete do prefeito, no Palácio dos Jequitibás.


Fonte: http://jornalocal.com.br/