O que é necessário para abrir um restaurante?

Como abrir um restaurante?

Você sempre sonhou em abrir um restaurante e oferecer o que há de melhor para as pessoas? Saiba que isso pode se tornar realidade! Hoje em dia, a refeição fora de casa se tornou uma questão de necessidade, especialmente para quem está sempre trabalhando fora ou quem está cheio de tarefas no dia a dia e não tem tempo de fazer a comida, o que aumenta cada vez mais a procura de restaurantes, sejam eles self service ou à la carte.

Por isso, é sempre importante levar em consideração de estar com todos os documentos e o imóvel em dia para não ter problemas no futuro. Pensando nisso, nós da Rede Provectum, a imobiliária que mais cresce no Brasil, selecionou os principais pontos para você abrir o seu restaurante.

Escolha do local

O maior fator de sucesso do seu negócio está na localização. Estude os pontos comerciais e concorrências que têm nas proximidades, o fluxo de trânsito nos horários de pico e os tipos de público que circulam na região. Dependendo da capacidade do seu restaurante, quanto mais próximo for de locais com alta concentração de pessoas, melhor.

Documentos necessários

A seguir, uma lista de documentos que são necessários para abrir um restaurante e para não ter problemas no futuro:

  • CNPJ – é o primeiro passo para abrir um restaurante, sendo este solicitado na Junta Comercial do seu estado.
    Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS) – todo estabelecimento que vai comercializar alimentos tem que possuir um alvará sanitário.
  • Alvará de Funcionamento e Localização – independente do tipo de negócio, é preciso ter um alvará de funcionamento.
    Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – este alvará dá permissão para abrir um restaurante com entrada e circulação de pessoas no local.
  • Manual de boas práticas de fabricação – este manual descreve as operações realizadas, bem como os requisitos sanitários, higienização e manutenção de equipamentos, controle de qualidade de água e pragas.
  • Procedimentos operacionais padronizados (POP’s) – estes documentos formalizam todas as atividades exercidas do empreendimento.
  • Certificado de Responsável Técnico – todo estabelecimento que é da área de alimentação precisa ter um responsável técnico e que esteja habilitado legalmente
  • Certificado de limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água – é necessário para certificar que a higienização dos equipamentos e a manipulação dos alimentos estejam sendo feitas legalmente

Estrutura e Fornecedores

Com a documentação toda pronta, chegou a hora de analisar a estrutura do restaurante, se há banheiros o suficiente, se o tamanho da cozinha está adequada para o número de funcionários que deseja contratar, bem como os equipamentos que serão utilizados. Também é necessário ir atrás dos fornecedores. Sempre tenha consigo uma agenda com mais de um fornecedor para cada tipo de alimento que você precisa para o seu restaurante, pois na hora do imprevisto, você tem uma gama maior para entrar em contato.

Divulgação

Depois de todos os detalhes, chegou a hora de abrir o seu restaurante! Lembre-se de colocá-lo nas redes sociais, produzindo conteúdos relevantes, promoções especiais, sorteios, e o mais importante: verifique se a sua placa está convidativa para chamar a atenção de possíveis clientes!
Fidelize os seus clientes oferecendo sobremesas, cartão fidelidade! O importante é ter criatividade para que o seu cliente volte sempre e faça recomendações do seu restaurante para amigos e familiares!

Gostou de como te ensinamos de forma rápida sobre o que é necessário para abrir um restaurante? Então fique de olho nos conteúdos do blog da Rede Provectum!