Mudança com pets – como fazer para que eles se adaptem na nova casa

mudança com pets

Para quem está prestes de mudança tem um pet, algumas preocupações podem aparecer, afinal, o lugar novo pode fazer com que a rotina do animal possa ficar um pouco diferente. Uma das coisas que você pode fazer é evitar mudanças bruscas no dia a dia com a entrada e saída de pessoas estranhas e movimentação dos móveis. No caso, é recomendável que o seu bichinho não esteja em casa, para que ele não fique estressado.

Existem alguns truques efetivos para que o seu pet se acostume com a nova casa, por isso selecionamos algumas dicas que você pode seguir na hora da mudança!

Mudança tranquila com o pet

Não lave as coisas dos animais antes da mudança

Quando estiver preparando as coisas para a mudança, não lave caminhas, cobertores, brinquedos, caixas de areia e tigelas de comida e água, já que cheiros familiares aliviam a ansiedade dos bichinhos de estimação.

Com o cheiro da antiga casa, o estresse deles é reduzido, e isso contribui para que eles possam se adaptar mais rapidamente. Deixe também os seus itens para embalar por último, para que eles se sintam em casa enquanto você prepara a mudança.

Observe o seu comportamento no novo ambiente

Após a mudança, recomenda-se que eles sejam observados de perto enquanto exploram o novo ambiente. Além disso, é importante também verificar possíveis rotas de fuga. Lembre-se de telar janelas e lugares onde é possível com que eles escapem antes de se mudar, para evitar qualquer tipo de acidente.

Se você tiver cachorros, dê voltas com eles pela vizinhança, assim ele irá começar a se acostumar com um ambiente totalmente diferente do que ele já estava acostumado.

Não altere a rotina

Pode achar que não, mas as rotinas são extremamente importantes para cães e gatos. Por isso, tente manter horários regulares de alimentação, caminhada, atividades lúdicas e outras tarefas familiares, assim, você acaba criando estabilidade.

O tempo é o melhor aliado

Numa mudança com pets, tenha em mente que a adaptação de um animal de estimação a uma nova casa sempre levará algum tempo. O quanto irá demorar depende do animal. Lembre-se de ter sempre por perto os registros médicos, eventuais números de microchips e fotos atuais do seu pet em mãos, caso ele se perca.

Para mais dicas sobre mudanças e sobre bichinhos de estimação, acesse o blog da Rede Provectum e fique por dentro de todos os artigos!