Luz da manhã ou da tarde: qual é a melhor?

luz da manha

Nós separamos algumas dicas para facilitar na hora de você escolher um imóvel.  Afinal, muitos detalhes precisam ser analisados e, entre eles, o tipo de iluminação natural que ele recebe. Pode parecer algo superficial, mas dependendo do tipo de luz que entra no imóvel, a valorização do seu preço chega a 10%.

Sendo assim, vamos ajudar você a entender quais são as diferenças entre a iluminação da manhã e da tarde, assim é possível escolher aquele imóvel que mais se ajusta à sua necessidade.

 

A luz solar é importante porque além de ajudar a evitar proliferação de bactérias e fungos que podem prejudicar a saúde dos moradores, também interfere diretamente no clima que o imóvel terá.

 

É necessário ressaltar que os cômodos que mais precisam de luz natural são a sala e o quarto, nos quais, normalmente, as pessoas ficam por mais tempo, precisando de um clima mais agradável. Já na cozinha, lavanderia e banheiro não há necessidade de tanta luz assim. Apartamentos que possuem sacadas têm a vantagem de obter mais iluminação natural.

 

Os imóveis com face norte/leste, como são chamados, possuem a luz da manhã com intensidade de calor mais amena e por isso são os mais procurados. Consequentemente, tem um valor mais alto. O conforto térmico causado por uma iluminação mais amena torna todo o imóvel mais aconchegante e ainda mais agradável para quem ali vive.

 

Já os imóveis com face sul/oeste possuem a luz da tarde, que costuma ser mais quente e nem sempre tão agradável quanto a luz da manhã. Ainda assim, possuem igual importância para evitar a proliferação de bactérias. Se o imóvel for em uma região mais quente, é possível amenizar a iluminação solar utilizando persianas ou vidros especiais que mantêm a luz, mas contêm a incidência de calor dentro do local.

 

Para descobrir qual é a face do imóvel que você está interessado, é só perguntar para o corretor, que irá te auxiliar na escolha do melhor local para você.