Dicas de organização para a sua casa

Dicas de organização

Que tal aproveitar a época de quarentena para fazer aquela organização geral na sua casa? Sempre ficamos de fazer esse tipo de tarefa para depois, então, nada melhor que reservar alguns dias para colocar as coisas em ordem e aproveitar melhor os espaços que a sua casa oferece, certo?

Pensando nisso, decidimos dar dicas simples e rápidas para cada cômodo, assim, você pode separar aquilo que você não usa mais para doar ou vender pela internet. Lembrando que cada canto da casa pode ser aproveitado e se transformar em um espaço totalmente funcional, basta planejar com calma e pensar em como utilizar os espaços.

Enquanto a organização acontece, coloque uma música animada para deixar a arrumação mais prazerosa! 

Organização para a casa: por onde começar?

Cozinha

A cozinha é um ótimo lugar para começar a organização, já que tem vários armários onde você pode otimizar os espaços. 

  • Separe os alimentos perecíveis em um espaço onde é possível ver com mais facilidade, assim você não esquece de usá-los e, consequentemente, não irão estragar com o tempo;
  • Não empilhe copos de vidro, deixe-os enfileirados. Colocar copos de vidro um em cima do outro pode fazer com que eles fiquem presos, podendo não sair ou quebrar na tentativa de separá-los.
  • Deixe uma parte do armário apenas para os potes de plástico. A dica é que você pode economizar espaço deixando um lugar apenas para tampas e outro para recipientes, podendo também organizar por tamanhos (assim você consegue encaixá-los). 
  • Se você tiver panelas de teflon, tome cuidado na hora de guardá-las. Você pode colocar um papel toalha ou pano entre os objetos para não estragar.

Banheiro

Por ser um espaço consideravelmente pequeno em relação à cozinha e o quarto, é preciso prestar atenção em não acumular muitos itens para que o cômodo fique ainda mais apertado e cheio de coisas que você pode desapegar ou jogar fora. 

  • Use e abuse de cestas organizadoras! Assim você consegue organizar os seus produtos como pasta de dente, shampoos e maquiagens, por exemplo.
  • Jogue fora produtos que já passaram do prazo de validade! Muitos acham que não tem problema utilizar produtos que já expiraram. A verdade é que o uso de produtos cosméticos, por exemplo, depois que venceu pode causar danos na pele. Então, é melhor descartar!
  • Cesto de roupas é a melhor pedida para não deixar a roupa suja jogada no chão, e você pode colocar um cesto do lado do chuveiro ou até mesmo ao lado da pia. Há diferentes modelos que você pode escolher para deixar o seu banheiro mais bonito!
  • Utilize ganchos atrás da porta para colocar roupas ou toalhas que não estão sujas, assim você consegue aproveitar melhor a parede para instalar uma prateleira, sendo mais um lugar onde é possível otimizar a organização do seu banheiro.

Quarto

Para deixar o ambiente mais prático, o uso de caixas, ganchos e baús são sempre bem vindos para poder colocar acessórios e peças de roupas que você não esteja usando no momento, bem como outras dicas a seguir:

  • Caixas de sapatos podem ser ótimos organizadores de gavetas ou armários: você pode concentrar determinadas peças, como roupas íntimas, meias ou cintos, por exemplo. 
  • Coloque alguns ganchos em um cabide e pronto! Você tem um organizador onde pode colocar as suas bijuterias.
  • Nichos e prateleiras são ótimos para economizar espaço e para colocar livros, objetos decorativos e até mesmo caixinhas com acessórios.
  • Não está usando aquela peça de roupa? Separe tudo o que não te serve ou que você sabe que não vai usar e doe! Aproveite que o frio se aproxima para doar para que precisa.

Sala

Sendo o cômodo onde passamos a nossa maior parte do tempo, é comum que alguns objetos possam acumular o espaço. Por isso é importante deixar o ambiente organizado para trazer mais conforto para a sua sala.

  • Utilize objetos organizacionais, como revisteiro, prateleiras e pequenas caixas para colocar controles remotos e cabos de celular, por exemplo. Eles ajudam a dar uma “limpada” no visual da sala.
  • Pufes com aberturas são ótimos para você colocar mantas ou até mesmo guardar almofadas que você utiliza nos sofás.
  • Objetos funcionais trazem praticidade. Além de não ocuparem muito espaço, eles ajudam a manter a organização em ordem.

Agora que você tem as dicas de organização para a sua casa, aproveite e tire um tempo para cuidar do seu cantinho para deixá-lo ainda mais especial! Você pode conferir também outras dicas no blog da Rede Provectum!