Dicas ao comprar uma casa com piscina

Os dias quentes do verão levam muitos a sonhar em ter uma piscina em casa. Nada como a comodidade de dar um mergulho a qualquer hora do dia. Se você deseja comprar uma casa com piscina, conheça algumas dicas para fazer a avaliação correta e evitar alguns problemas.

O primeiro cuidado é prestar atenção em seu estado de manutenção. Piscinas são ótimas nos dias quentes do verão, mas requerem cuidados praticamente o ano inteiro. Na hora de escolher um imóvel com piscina, avalie se ela está bem cuidada, com seus revestimentos em bom estado e com a água na coloração correta.

Por sinal, os tipos de revestimento de uma piscina são diversos. Os mais comuns são os em azulejo (piscinas de alvenaria), vinil ou fibra. Estes últimos são materiais mais frágeis que a alvenaria e podem apresentar rachaduras, fissuras ou partes quebradas e remendadas. É preciso checar se esses reparos não estão gerando vazamentos e perdas de água.

Esta questão, por certo, é muito importante, mas não é fácil constatar se há um ponto de vazamento. Em geral, a perda de água é muito lenta. Mas isso pode ser constatado caso sejam visíveis manchas de água nas bordas ao redor da piscina. Verifique se o piso está úmido e se nele há rachaduras e trincas. Estes podem ser sinais que indicam um vazamento.

Outro item que merece uma boa avaliação é o estado de conservação da bomba de sucção e do filtro. Eles são responsáveis por sugar a água para a sua filtragem, devolvendo-a limpa à piscina. Verifique se a bomba funciona corretamente, se o seu manuseio é simples e se o filtro está em bom estado e com durabilidade ainda prolongada. Bombas mal cuidadas podem gerar um custo elevado para o seu conserto, e isso precisa ser bem apurado pelo comprador.

Imagem: iStock