Dia do Nordestino

Você sabia que dia 8 de Outubro é comemorado o dia do Nordestino? O dia tem como intuito de homenagear toda a diversidade folclórica e cultural típica da região Nordeste, composto pelos seguintes estados: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região conta com uma população estimada em 56,72 milhões de pessoas entre os nove estados que compõem o Nordeste. 

O Nordeste é conhecido pela sua culinária, dança, artesanatos, musicalidade, superstições e belas paisagens, sendo estes considerados um conjunto de tesouro da cultura nacional.

A criação da data foi uma forma de homenagear o centenário do nascimento de um dos nordestinos que mais contribuiu para a cultura do Brasil: Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002). Ele foi um grande cantor, compositor e poeta popular nascido no Ceará.

Nordestina com orgulho!

Rita de Cássia, funcionária da Rede Provectum, é uma nordestina com orgulho! Em 2007 veio de Novo Triunfo, cidade do interior da Bahia, com cerca de 15 mil habitantes. Ao vir para Campinas para passeio, acabou se identificando com a cidade, além de conhecer seu marido que também tinha vindo para a cidade naquele ano. 

Ao ser perguntada sobre o que ser Nordestina representa para ela, Rita responde: “Ah eu tenho muito orgulho da minha terra, do meu povo, da minha família. Lá tem muito problema sim, se bobear é difícil até de achar a cidade no Google, mas eu amo aquele lugar, tanto que quero voltar um dia!”

Que possamos sempre lembrar de respeitar toda e qualquer cultura, independente do seu lugar de origem. Por isso, a Rede Provectum incentiva ao conhecimento de novas tradições e também à diversidade! Parabéns para todos os nordestinos que encantam o nosso Brasil!