Conheça um pouco da história do Jardim Chapadão, em Campinas

O Jardim Chapadão, chamado por muitos como "Castelo", é um dos bairros mais tradicionais de Campinas (SP). Situado na Região Norte da cidade e em um dos seus pontos mais altos, este bairro de classe média alta tem localização privilegiada, com facilidade de acessos ao Centro e às rodovias. O Jardim Chapadão abriga várias ruas residenciais e bem arborizadas, prédios, condomínios e diversas opções de comércios e serviços. Ruas tranquilas são muito comuns no bairro. Por sinal, seu nome é uma alusão à antiga Fazenda Chapadão, que no passado ocupou extensas áreas do atual bairro.

No Jardim Chapadão se localiza um dos símbolos de Campinas, e que dá origem ao apelido do bairro, a Torre do Castelo, com 27 metros de altura. Sua caixa d´água tem capacidade de 250 mil litros. A torre foi inaugurada em 1940 com o objetivo de abastecer o então bairro loteado do Jardim Chapadão e bairros próximos.

É interessante notar que o desenvolvimento do Jardim Chapadão contou com um plano de desenvolvimento, que incluiu a construção da torre para a caixa d´água. Ela estava prevista no plano viário da cidade, criado pelo engenheiro e urbanista Francisco Prestes Maia. Hoje a Torre do Castelo é um marco aberto ao público para visitação. Lá de cima é possível observar todas as regiões da cidade e conhecer um pouco mais de sua história.

Outro destaque do bairro é a Praça Ulisses Guimarães, conhecida como Pedreira do Chapadão. O parque tem cerca de 130 mil m², com mirante de 30 metros de altura, quadra poliesportiva, quiosques, academia ao ar livre, pista de skate, palco de eventos, fontes e playgrounds. Uma agradável opção de lazer na região.

No entorno do Chapadão ainda há outro marco importante de Campinas, o Centro Experimental Central (CEC) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), conhecido como Fazenda Santa Elisa, com 692 hectares. Sua área agrícola ocupa 55% da fazenda e é destinada à experimentação e produção de sementes, uma vez que seu solo é fértil e produtivo. A área ambiental, composta por cerrados, várzeas, Mata Santa Elisa, nascentes, córregos, represas e áreas ciliares, ocupa 35% de sua extensão. É possível fazer passeios pelo local mediante cadastro. Os outros 10% da Fazenda são destinados à parte urbana, com prédios administrativos e de pesquisa.

Nas imediações do Jardim Chapadão ainda está um amplo complexo militar, que engloba a tradicional Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a EsPCEx, situada na área da centenária Fazenda Chapadão. O prédio, em estilo colonial espanhol, é de autoria do engenheiro-arquiteto Hernani do Val Penteado e sua construção teve início em 1944. A escola é uma referência nacional na formação de militares, atraindo jovens de todo o país. Ao lado da EsPCEx há também uma grande área pertencente ao Exército brasileiro, que abriga bases militares e áreas de treinamento.