Como escolher apartamento na planta?

A hora de realizar o seu grande sonho chegou: comprar um apartamento! E, para deixá-lo do jeito que quiser, você decide comprar diretamente na planta. Para não tomar decisões precipitadas e nem ficar com dúvidas, vamos te ajudar a lidar com todos os processos na hora de escolher um apartamento na planta.

Planos a longo prazo

Como você está comprando um apartamento que estará em processo de construção, ou seja, irá financiar as obras, que poderão durar de 18 à 36 meses. Por isso é necessário ver no que você quer gastar e no que pode gastar, pois há também o INCC, que reajusta as parcelas do imóvel. 

E para quem quer começar com tudo novo, tem também os gastos da mobília. Por isso, antes de escolher o apartamento, é sempre importante olhar as economias e ver o quanto vai querer gastar, tendo sempre um dinheiro extra para eventuais emergências. 

Visite o local em diferentes dias e horários

Pode parecer besteira à princípio, mas que mais pra frente pode fazer toda a diferença para você e sua família. Visite sempre o local de obras em diferentes horários, para ver se não há trânsito, como funciona a vizinhança e se é um bairro tranquilo. 

Assim, fica no seu critério ver se realmente o investimento vale a pena pela sua vizinhança.

Atenção aos detalhes 

Guarde todos os materiais de divulgação, bem como deixar registrado todo tipo de negociação por e-mail. Leia também todo o contrato para saber quais são os seus direitos como comprador e não fique em dúvidas. Se for preciso, entre em contato com o corretor do empreendimento ou com um advogado para te auxiliar nas questões jurídicas.

De olho na metragem

Quando se trata de um apartamento na planta, é sempre bom se basear nas metragens da planta, e não levar tanta consideração em relação ao decorado, uma vez que as medidas podem ser diferentes. Caso tenha dúvidas, leve uma trena no modelo decorado para medir e ver a diferença do apartamento real. Isso pode te ajudar a planejar onde ficará à disposição da mobília em cada cômodo do seu novo lar.

Por isso é sempre importante prestar atenção em cada processo na hora de adquirir um apartamento na planta, assim, você evita dor de cabeça e pode começar o seu novo lar com o pé direito!