Como adaptar a casa para pessoas idosas?

pessoas idosas

Hoje é dia dos avós, e nada melhor que comemorar este dia tão especial com abraços e beijos (mesmo que virtuais) para aqueles que amamos tanto! Apesar de serem independentes em muitos aspectos, é preciso sempre prestar atenção nas pessoas idosas para evitar possíveis acidentes, mesmo com eles morando junto de sua família.

De acordo com dados do IBGE, cerca de 4 milhões de idosos vivem sozinhos no Brasil, e quando o assunto envolve acidentes domésticos, segundo o Ministério da Saúde, 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro das próprias residências. Se você conseguir projetar uma casa onde há adaptações, o risco de acidentes domésticos pode reduzir drasticamente.

Que tal proteger seus avós com essas dicas eficazes para a segurança deles dentro de casa?

Dicas de adaptação em casa para pessoas idosas

Pisos

Na hora de escolher um piso, é preciso tomar cuidado para que eles não sejam fáceis de escorregar ou que tenha algum desnível. A dica é utilizar acabamentos com texturas que possam evitar que isto aconteça, como pisos antiderrapantes.

Vale lembrar que tapetes também contribuem para a quedas, evite ao máximo utilizá-los em casa.

Banheiro

Sendo um dos lugares onde há maior chance de acidentes com pessoas idosas, é fundamental que o banheiro tenha barras de apoio para oferecer mais segurança aos idosos. Você pode instalar as barras ao redor do banheiro, especialmente no box. Recomenda-se colocar as barras próximo ao vaso sanitário e também à pia.

Além das barras, você pode colocar um tapete antiderrapante para evitar ao máximo as chances de queda durante o banho.

Necessidade de espaço

Procure deixar os cômodos da casa espaçados, ou seja, evite os armários, plantas e cadeiras espalhados. Não se esqueça de deixar os fios de eletrodomésticos e ligações sempre presos às paredes. Principalmente próximo às portas, evite qualquer móvel fora do lugar para que o idoso não tropece. O ideal é que a organização facilite a circulação do idoso.

Iluminação

Com a visão um pouco mais limitada, pessoas idosas precisam de ambientes mais iluminados e que possam ter fácil acesso aos interruptores. Lembre-se de incluir lâmpadas em todos os cômodos da casa, não se esquecendo da área externa e corredores.

Instale interruptores onde há a fácil visão para ligá-los e, no quarto, coloque ao lado da cama, assim, se precisar levantar no meio da noite, o idoso poderá acender a luz mais facilmente.

Área externa

Caso a casa tenha uma área externa, é preciso tomar cuidado por causa da exposição de chuvas. Por isso, coloque pisos antiderrapantes e, se possível, colocar também sinalização para desníveis ou degraus.

Gostou das dicas de como proteger pessoas idosas de acidentes domésticos? Para mais artigos, acesse o blog da Rede Provectum!