Casa Sustentável: 4 dias para que sua casa possa ajudar o meio ambiente

Atualmente, o que vem chamando cada vez mais a atenção de arquitetos e proprietários não é apenas a parte estética da propriedade, como também se ela não agride nenhum meio ecológico. Por isso, cada vez mais surgem casas sustentáveis, que ajudam na redução de custos com energia elétrica e água, bem como de materiais que vieram de lugares onde não são considerados ameaçados e que tenham sido retirados de maneira racional e consciente. E quando se trata de sustentabilidade, não precisa ser apenas na parte de construção, como também na decoração.

Por isso, para deixar a sua casa mais sustentável, nós da Provectum decidimos separar algumas dicas de como você pode ajudar a preservar o meio ambiente.

Dicas infalíveis para ter uma casa sustentável

Janelas grandes ajudam a distribuir melhor a luz natural, contribuindo, assim, para a economia de energia. Nos dias de alto calor, você pode optar por cortinas blackout, ajudando no controle da luz.

Fotos: Pinterest

Lâmpadas fluorescentes ou de LED além de serem mais duráveis, também são econômicas, diferente das incandescentes. Faça também o uso de painéis solares e telhados verdes também ajudam a economizar energia. 

Fotos: Pinterest

Preste atenção na hora de comprar um vaso sanitário . Um dos maiores motivos de desperdício de água, opte por uma descarga que tenha uma caixa acoplada. Ele vem com dois botões diferentes, sendo o menor para dar descarga com apenas três litros de água e o botão maior, que serve para dar descarga com seis litros. Quando for instalar materiais para chuveiro ou pia, faça o uso de torneiras do tipo “chuveirinho”, que garante uma menor vazão de água. 

Fotos: Pinterest / Casa e Jardim

Na hora de construir, prefira materiais que economizem recursos, como bambu, tijolo ecológico e adobe. Utilize também madeiras certificadas, ou seja, que tenha sido extraída de maneira legal.

Fotos: Pinterest

Pequenas atitudes, grandes diferenças

Mas é claro que, apesar de todas as dicas em relação a produtos sustentáveis, é necessário também ficar de olho em pequenas atitudes em casa, como jogar o lixo de maneira correta, usar apenas a quantidade certa de luz nos ambientes, não ficar muito tempo no banho e utilizar eletrodomésticos que sejam sustentáveis. 

Ter uma casa sustentável vai muito além de construir com produtos renováveis, é também promover e inspirar a qualidade de vida, uma vez que quem mora num espaço agradável, acaba se tornando uma pessoa mais saudável ao longo do tempo. Além disso, o retorno financeiro também é perceptível, uma vez  você está economizando na água e na energia.

Não importa se é através reformas efetivas em sua casa ou então na introdução de pequenas atitudes sustentáveis no seu dia a dia, o que conta realmente é a sua vontade de fazer a diferença e cuidar do nosso bem mais precioso: a natureza.