5 dicas para proteger sua casa e seus pertences da maresia

Quando uma onda quebra no mar, bilhões de gotículas de água do mar (ou seja, com muitos sais e outros resíduos oriundos da vida marinha) são lançadas no ar, deixando-o úmido e corrosivo. A umidade excessiva juntamente com os sais podem causar diversos danos às casas, aos carros e, até mesmo, à saúde.

E, para manter sua casa ou apartamento na praia em excelente estado e protegidos da maresia, seja para seus inquilinos de temporada, ou para o uso da sua família e amigos, nós preparamos dicas valiosas para você.

5 dicas para proteger sua casa e seus pertences da maresia

 

1) Portões, grades e móveis de metal

Os móveis em metal, como os de ferro, e portões são os que mais sofrem com a corrosão causada pela maresia. Por isso, a dica é: pinte-os com tinta antioxidante. Isso irá ajudar a reduzir o contato dos sais da maresia com o ferro.

 

2) Móveis em madeira 

As peças em madeira também precisam de cuidados especiais. Aplique óleo de peroba e lustra móveis regularmente para protegê-las. Ainda, passe com frequência uma flanela sob os móveis para retirar – ao máximo – os resíduos da maresia. Quanto menor o contato com eles, melhor e mais conservados os móveis ficarão.

 

3) Computador e Celular 

Essa dica vale ouro. Evite – ao máximo – levar o seu celular para praia. Sim, a maresia em abundância na orla entra em seu aparelho e – com o tempo – vai danificá-lo. Se você realmente precisar levá-lo, coloque-o em bolsas de plástico com vedação total.

Seu computador e notebook também precisa de atenção. Deixe-o sempre em locais na sua casa com pouca circulação de ar para evitar que a maresia atinja-o.

 

4) Portas e janelas

Se você tem casa ou apartamento em região praiana, escolha opções com janelas e portas em aço inoxidável ou alumínio para evitar problemas de corrosão e ferrugem. Assim você economiza tempo e dinheiro com manutenção, além de deixar seu imóvel mais bem apresentado para alugar ou revender.

 

5) Tecidos e estofados

Além da oxidação, outro inconveniente da maresia é a umidade e, principalmente porque junto com temperaturas mais altas das regiões litorâneas, favorece o crescimento de mofo.

Os tecidos à base de poliéster são mais favoráveis para essas regiões porque são mais resistentes à umidade. Para cortinas, opte por tecidos estilo blackout pois ajudam a barrar a maresia, além dos raios de sol.