Imobiliária em Campinas

Com IGP-M em 8%, saiba calcular o reajuste do seu aluguel

em: Provectum

O índice que baliza o reajuste do valor do aluguel residencial registrou, nos últimos 12 meses terminados em agosto, variação acumulada de 8%. Logo, esse deve ser o reajuste dos aluguéis com aniversário em setembro, reforça o Secovi-SP (Sindicato da Habitação).
Levando em conta somente o mês de agosto, a inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral do Mercado), da FGV (Fundação Getulio Vargas), registrou acréscimo de 0,44%.

Cálculo
Aplicado o reajuste do IGP-M, um imóvel alugado por R$ 1 mil até agosto passa a custar R$ 1.080 a partir de setembro, pelos próximos 11 meses.
Uma forma simples de realizar o cálculo é a utilização do fator de reajuste, que, multiplicado pelo valor de locação vigente até agosto, indicará o valor do novo aluguel a ser pago efetivamente em setembro.
O Sindicato divulga um fator de multiplicação direta que corrige o valor do aluguel sem necessidade de cálculos de porcentagem. O fator para contratos com aniversário em agosto e pagamento no início de a setembro é de 1,0836.

Confira abaixo os fatores de reajustes de aluguel deste ano:



















Siga a Provectum Imóveis nas Mídias Sociais:
Twitter: @provectumimo
Facebook: http://www.facebook.com/provectumimoveis

Viracopos pode ser o maior aeroporto da AL, diz Infraero

em: Provectum

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, tem capacidade para ser o maior aeroporto da América Latina. A afirmação foi feita hoje por Walter Américo, superintendente de Planejamento Aeroportuário e de Operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que participou na manhã de hoje do evento Aeroinvest, em São Paulo. "Campinas tem capacidade para vir a ter até três pistas", afirmou durante palestra.

Questionado sobre como será a questão da governança entre a Infraero e a iniciativa privada, no caso dos aeroportos privatizados, Américo disse que isso ainda não foi definido. "Isso está sendo discutido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)", afirmou.

O governo decidiu que as próximas concessões aeroportuárias ocorrerão por meio das Sociedades de Propósito Especifico (SPE), nas quais a Infraero poderá ter até 49% de participação. Os três primeiros aeroportos já em operação a serem privatizados são o de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e o de Brasília. Os leilões devem ocorrer em 22 de dezembro. Depois devem ser passados à iniciativa privada o de Confins, em Minas Gerais, e o Galeão, no Rio de Janeiro.

Américo também defendeu em sua palestra a implantação de terminais provisórios nos aeroportos brasileiros, também chamados de módulos operacionais (MOPs). "Vamos ver cada vez mais no mundo e no Brasil a implantação de módulos operacionais", afirmou.

Ao ser questionado sobre o fato de a Infraero estar investindo nos últimos anos menos da metade dos recursos previstos, o superintendente do órgão disse que esse é um problema frequente no setor de infraestrutura. "Estamos trabalhando com os planos A, B, C, D, de todo o alfabeto. Temos que trabalhar com a realidade. Isso não acontece só nos aeroportos. É um problema sistêmico na infraestrutura no Brasil e no mundo", disse.

Siga a Provectum Imóveis nas Mídias Sociais:
Twitter: @provectumimo
Facebook: http://www.facebook.com/provectumimoveis

Mulheres: compra ou reforma de imóvel é principal motivação para investimentos

em: Provectum

SÃO PAULO – O principal objetivo das mulheres com os investimentos é comprar ou reformar um imóvel. A constatação parte de uma pesquisa efetuada pela Sophia Minds.

Segundo o levantamento, que levou em consideração respostas múltiplas, 35% das mulheres investem pensando na compra ou reforma de imóvel, enquanto 26% aplicam o dinheiro com o objetivo de gastar em uma grande viagem de lazer. Já para 23% das mulheres que investem, o destino da aplicação é a aposentadoria, seguida pela compra de um automóvel (19%).

Outros objetivos

Ainda segundo o levantamento, ter filhos ou terminar de criá-los foi citado por 16% das mulheres como motivo para a aplicação financeira, enquanto 15% disse que investe pensando em fazer um curso. Já 7% investem para ter condições de casar, enquanto comprar roupas e acessórios aparece com 5% das citações. Por fim, 16% afirmaram que não possuem nenhum objetivo específico com o investimento. 

De acordo com a pesquisa, 52% das mulheres usam parte da renda obtida em aplicações financeiras. Destas, 17% investem até 5% da renda, mesmo percentual que afirma investir entre 5% e 10%.
Já 9% das mulheres aplicam de 11% a 20% da renda, enquanto 4% investem entre 21% e 30% da renda mensal. Por fim, 5% investem mais de 30% da renda mensal.

Pesquisa

Para a pesquisa, a Sophia Mind entrevistou, durante o mês de junho, 1.157 mulheres, com idades entre 18 e 60 anos.

Siga a Provectum Imóveis nas Mídias Sociais:
Twitter: @provectumimo
Facebook: http://www.facebook.com/provectumimoveis

Campinas e Imperatriz são as próximas cidades a receber o PNBL

em: Provectum

SÃO PAULO - As regiões de Campinas (SP) e Imperatriz (MA) são as próximas a receber a infraestrutura de conexão do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O anúncio foi feito hoje por Caio Bonilha, presidente da Telebrás, durante evento realizado em São Paulo. Ele afirmou que a extensão da rede de fibras ópticas do projeto deve ser concluída nesses locais no fim de setembro. 

O executivo confirmou a nova meta de atingir a cobertura de 150 cidades até o fim do ano, ante a projeção anterior de 250 municípios. Além dos acordos em negociação para o uso das redes das concessionárias elétricas, Bonilha explicou que iniciativas pontuais devem contribuir para alcançar essa estimativa. "Estamos atingindo muitas cidades indiretamente, pois alguns provedores estão levando suas estruturas até nossos pontos de presença para atender a dois, três municípios", afirmou Bonilha. 

Ele reforçou a proposta de concentrar a oferta da Telebrás no atacado e, ao mesmo tempo, estimular a competição no âmbito do varejo, ou seja, na última milha das ofertas de conexão. Segundo Bonilha, mesmo em regiões como São Paulo, existem cidades que possuem apenas um provedor, especialmente no Oeste do estado. 

Sob esse cenário, Bonilha destacou o que batizou de "efeito Telebrás", ao dizer que em um ano, o preço médio da banda larga no país caiu 50%. "Não é necessariamente só uma questão de preço. Com mais opções para o consumidor, fatalmente os provedores terão que aprimorar os seus serviços".

Siga a Provectum Imóveis nas Mídias Sociais:
Twitter: @provectumimo
Facebook: http://www.facebook.com/provectumimoveis

Condomínios: ao realizar mudança, morador deve obedecer a normas internas

em: Provectum

Para evitar transtornos na hora da mudança, os moradores dos condomínios devem respeitar as normas internas. Os zeladores e síndicos são responsáveis por orientar novos e antigos moradores, para evitar incômodo aos demais condôminos ou comprometer a segurança. É importante que haja agendamento prévio da mudança, para evitar que mais de uma seja feita ao mesmo tempo.

Datas e horários

Normalmente o horário permitido para as mudanças é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Em alguns prédios, é permitido fazer mudanças aos sábados, no período da manhã, mas nunca aos domingos e feriados.

É importante que o sindico ou zelador acompanhe todo o processo de mudança e que também atualize o cadastro, incluindo nomes, telefones, e-mails, números das placas do véiculo e informações sobre dias e horários dos empregados do apartamento do novo morador.

Siga a Provectum Imóveis nas Mídias Sociais:
Twitter: @provectumimo
Facebook: http://www.facebook.com/provectumimoveis

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Facebook

Twitter

Twitter Youtube Flickr Facebook