Imobiliária em Campinas

Vantagens e desvantagens de casas e apartamentos

em: Mercado

Ao decidir comprar um imóvel, uma das dúvidas mais comuns é a escolha entre uma casa ou um apartamento. Quais são as vantagens e desvantagens de cada um? Leia a seguir algumas dessas diferenças e avalie qual a melhor opção para as suas necessidades.

Apartamentos
Seu ponto alto é a maior segurança em relação a uma casa de rua (que está fora de um condomínio). Você tranca o seu apartamento e, fora dele, há ainda muitas estruturas de segurança. Ao viajar ou durante uma ausência mais prolongada você pode ficar um pouco mais tranquilo, pois seu imóvel terá mais vigilância.

Além disso, nos apartamentos, em geral, você desfruta de uma maior infraestrutura de lazer no condomínio. Poucas casas podem se dar ao luxo de dispor de quadras esportivas, piscina, churrasqueira, academia etc. O custo disso é rateado entre os moradores, fazendo com que ele não seja necessariamente muito alto.

A desvantagem dos apartamentos é ter uma série de rigorosas regras de convivência com os vizinhos. Como nos apartamentos todos estão mais próximos, perde-se parte da privacidade e é necessário tomar cuidados para que os demais não sejam incomodados com ruídos, odores etc.

Além disso, o custo do condomínio, mesmo que não seja elevado, é uma despesa que quem mora em uma casa não tem. É preciso prever este tipo de despesa sempre que se compra um apartamento.

Casas
As casas, por sua vez, são sinônimo de maior autonomia no dia a dia. Além disso, em geral, casas dispõem de maior espaço, especialmente os quintais externos (um item inexistente em um apartamento). Com isso você tem mais liberdade e flexibilidade em sua rotina, ainda que isso não signifique carta branca para molestar os moradores próximos.

Nas casas há confortos que não são tão comuns nos apartamentos. Você tem mais liberdade para reunir os amigos em qualquer horário, criar animais ou cultivar plantas. E você não precisa se preocupar com os custos mensais de condomínio, que em alguns casos, podem ser bem elevados.

Sua desvantagem é uma menor sensação de segurança, pois não há uma estrutura de vigilância como nos condomínios de apartamentos. Você precisa contar com a colaboração de vizinhos ou familiares caso decida fazer uma viagem ou se ausentar de forma prolongada. Os cuidados com a segurança devem ser redobrados.

Além disso, caso você tenha interesse em uma ampla estrutura de lazer, isso terá um custo elevado (piscina em casa, churrasqueira, quadra esportiva etc.). Esses são benefícios comuns a quem mora em um apartamento.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook