Imobiliária em Campinas

Vantagens e cuidados que uma varanda gourmet exige

em: Dicas

As varandas foram ganhando cada vez mais importância nos apartamentos. O que antes era apenas um espaço mais aberto para descanso, aos poucos foram ganhando uma pia, depois uma mesa de refeições, churrasqueira, frigobar e até TV. As varandas gourmet são hoje mais desejadas no mercado imobiliário. Como aproveitá-las bem?

Integração com a sala
Muitas construtoras, atualmente, estão evitando erguer pilares que separam as varandas gourmet da sala. Sem eles, é mais fácil criar na varanda uma extensão da sala.
Uma solução cada vez mais comum é fechar a varanda com vidros e eliminar qualquer porta que separe a sala da varanda. O piso pode até ser o mesmo da sala. Assim, a varanda se torna uma extensão da sala, tornando-a muito mais ampla.

Acesso à cozinha
Alguns imóveis mais recentes permitem também a integração da varanda gourmet com a cozinha por uma outra entrada. Isso facilita o transporte de alimentos e de equipamentos para cozinhar. A eliminação de portas entre elas facilita a circulação e também aumenta a sensação de espaço.

Mais conforto
Este tipo de varanda normalmente recebe muito mais iluminação natural do que a sala, por exemplo. Isso permite uma maior sensação de bem-estar. E quando são integradas à sala, o conforto é maior por haver uma mais agradável sensação de amplitude dos espaços internos.

Desejadas no mercado
Outro ponto positivo é que as varandas gourmet valorizam um imóvel. Por serem cada vez mais populares como um espaço para descansar ou reunir os amigos, os imóveis que possuem este tipo de espaço se tornam mais atraentes e mais valorizados. Estas varandas podem até ser um diferencial decisivo na hora de uma compra.

Cuidado com a luz do sol
Como as varandas são locais mais abertos, elas naturalmente recebem mais luz do sol. Mas há situações em que essa incidência solar é elevada, dependendo da posição do imóvel. Isso pode torná-las ambientes quentes, que irão requerer barreiras à luz (como persianas ou vidros com películas) ou mesmo a instalação de aparelhos de ar-condicionado.

A fumaça pode ser um incômodo
As churrasqueiras são muito comuns nas varandas gourmet. E elas requerem uma ótima solução para expelir a fumaça sem que ela invada a sala, os quartos e os apartamentos dos vizinhos. Nestes casos, será necessário contar com exaustores eficazes, que permitam que a churrasqueira não se transforme em uma fonte de dores de cabeça.

Cuide bem do silêncio
Como as varandas gourmet se tornaram um espaço para reunir os amigos, infelizmente há pessoas que exageram no barulho. Elas se tornaram locais para festas, músicas, jogos, e isso acaba molestando a vizinhança. Caso seu apartamento disponha de uma varanda deste tipo, nunca deixe de respeitar as regras de silêncio do seu condomínio. Vale muito a pena ter este cuidado.

Leia mais aqui: Como criar uma varanda gourmet?

Imagem: Modesto Cerqueira CC BY-SA 2.0

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook