Imobiliária em Campinas

Vale a pena investir em uma sala comercial para locação?

em: Mercado

Quem investe em imóveis para aumentar o patrimônio e ter uma renda mensal com alugueis muitas vezes aposta em uma sala comercial. Elas têm diferenças em relação ao aluguel de um imóvel residencial. Conheça algumas de suas peculiaridades:

Prazos maiores
O aluguel de uma sala comercial possibilita assinar contratos de locação por períodos superiores aos dos imóveis residenciais. Há casos em que empresas fazem contratos de até 10 anos, para amortizar o investimento. Imóveis residenciais não podem ter contratos superiores a 3 anos, embora eles possam ser renovados e prorrogados.

Conheça muito bem o negócio
Uma dica para facilitar a locação é conhecer muito bem as peculiaridades de um ramo de negócios. Há investidores que preferem alugar para um determinado perfil de empresas, e procuram criar uma infraestrutura adequada ao exercício dessas atividades, como a oferta de mais pontos de energia, cabeamento com fibra ótica, revestimentos antirruído etc.

Localização
Dependendo do ramo de atividade, a localização pode ser um fator estratégico para o sucesso do negócio. Empresas que dependem do fluxo do público precisam de um ótimo ponto comercial, que facilite a vinda dos clientes. Por isso, é preciso levar em conta a existência de vias que garantam fácil acesso, a oferta de transporte público no entorno, as facilidades para estacionar o carro etc. Se o imóvel estiver em um ponto muito bom, você pode obter um ótimo preço pela locação. Para o locatário, isso compensa.

Atenção ao tipo de atividade
Antes de assinar qualquer contrato, é preciso conhecer qual é a atividade-fim da empresa que deseja alugar. Há determinados tipos de negócios que não podem usar qualquer espaço, requerendo instalações especiais ou com restrições. Fique de olho.

Cuidado com empresas muito novas
Empresas tradicionais e sólidas têm mais chances de assinar contratos longos de locação. Já as empresas muito novas e ainda não consolidadas podem enfrentar dificuldades para crescer. Muitas até acabam fechando em um curto espaço de tempo. Por isso, vale a pena conhecer bem o negócio da empresa que está interessada em usar o seu imóvel e avaliar seu potencial de locação em longo prazo.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook