Imobiliária em Campinas

Tire dúvidas importantes sobre a reforma da casa

em: Dicas

Muita gente sonha em reformar a casa, mas muitas vezes surgem dúvidas que acabam desanimando a realizar qualquer investimento. Por isso, listamos a seguir algumas dúvidas muito comuns para facilitar a execução da sua sonhada reforma:

Contar com um profissional do ramo ou não?
Muita gente decide fazer uma reforma sem o respaldo de um engenheiro ou arquiteto para evitar os seus custos. Mas aqui, como em muitos casos, o barato sai caro. Compensa contratar um especialista, pois reformas feitas sem o parecer de um técnico especializado podem ficar mal executadas e gerar mais despesas no futuro. Sem contar que há a necessidade de um responsável que assine pelas mudanças que estão sendo implantadas, e que irá assumir as responsabilidades legais. Só um especialista credenciado está apto a isso.

Rachaduras e trincas: basta só pintar?
Não. A existência de rachaduras, trincas e fissuras na estrutura pode não ser apenas uma questão estética. É verdade que pode haver trincas que apenas se limitam a uma rachadura no reboco ou no acabamento. Mas em muitos casos, rachaduras e trincas podem indicar a existência de problemas estruturais sérios no imóvel, como uma parede cedendo, um piso afundando etc. Mais um motivo para que especialistas sejam contratados.

Qualquer parede pode ser eliminada?
Não. Muito cuidado quanto a isso! É preciso avaliar no projeto do imóvel se uma parede tem função estrutural ou não. Ainda há imóveis que usam alvenarias estruturais, e por serem parte da estrutura, não podem ser removidas em hipótese alguma. Além disso, mesmo as paredes não estruturais podem abrigar instalações elétricas ou hidráulicas. Por isso, é muito importante conhecer muito bem a planta do imóvel antes de se eliminar qualquer parede. O parecer do especialista é muito importante.

É necessário comprar pisos e revestimentos em uma quantidade maior?
Sim. Convém ter uma margem de peças de reposição, tanto para as que se quebrarem durante a instalação quanto para o futuro. Em geral, estima-se que vale a pena comprar materiais com um acréscimo de 10 a 15% em relação ao total requerido. E esse acréscimo fica destinado à reposição futura.

É necessário revestir toda a cozinha para facilitar a limpeza?
Não. Muita gente prefere fazer isso por achar que os revestimentos são mais fáceis de limpar, mantendo a cozinha mais limpa. Mas as paredes pintadas não são necessariamente mais sujas. E elas têm um custo de acabamento muito inferior ao das paredes revestidas. O custo/benefício é, portanto, favorável às paredes pintadas. Uma ideia, para uma solução intermediária, é pintar parte delas e revestir as outras.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook