Imobiliária em Campinas

Saiba como ter cuidados com as crianças nos condomínios

em: Dicas

Crianças em áreas comuns de condomínios exigem cuidados especiais. E isso vale tanto para espaços onde normalmente elas brincam, como os playgrounds, piscinas ou quadras, quanto para as áreas sociais ou de serviço, como as portarias, garagens, escadas, elevadores etc.

Por isso, como elas inspiram muitos cuidados, vale a pena ter em conta várias orientações para garantir o bem-estar das crianças nos condomínios. É preciso prestar muita atenção e dedicar cuidados especiais para que todos possam brincar de forma sadia e segura!

Até qual idade alguém é considerado uma criança?
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, todos com idade até 12 anos são considerados crianças. Por isso, regulamentos de condomínios, ao referirem-se às crianças, levam em conta essa faixa etária.

Responsabilidade
O bem-estar de uma criança sempre compete aos seus pais ou responsáveis. Cabe a eles zelar pelo seu bem-estar, e é por isso que os regulamentos dos condomínios exigem que crianças estejam sempre acompanhadas dos pais ou avós, babás etc. Assim, quem tem filhos precisa ter consciência da sua responsabilidade.

Nunca deixá-las desacompanhadas
Crianças nunca devem ficar desacompanhadas nos condomínios. Sempre é necessário ter um responsável por perto, especialmente em locais onde os acidentes podem ocorrer, como em piscinas ou em brinquedos do playground. É fundamental manter o olho vivo nelas!

Regulamento
Para não criar problemas com os outros condôminos, é importante conhecer muito bem as instruções relativas aos cuidados com as crianças no regulamento do condomínio. Em geral eles indicam as recomendações tanto de segurança quanto de respeito ao silêncio nos horários e locais definidos.

Oriente às crianças
Dialogar e ensinar sempre é positivo às crianças. Por isso, procure sempre ensinar a elas sobre os riscos de determinadas brincadeiras ou de permanecer em locais que não são de lazer. Oriente-as quanto à necessidade de respeitar o silencio e de não incomodar aos demais enquanto se divertem. Essa formação será muito útil para que os pequenos comecem a aprender a conviver em sociedade e de forma segura.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook