Imobiliária em Campinas

Saiba como preparar a sua casa para o verão

em: Dicas

O verão está próximo e o calor excessivo pede alguns cuidados especiais em sua casa. Nessa época é importante criar um ambiente com mais conforto e zelar pela conservação dos objetos em casa, para que o calor não os deteriore. Confira algumas dicas para deixar sua casa preparada para a estação mais quente do ano:

Guardar a roupa de inverno
Agora que a roupa de inverno vai ficar um bom tempo guardada nos armários, é importante organizá-las para que fiquem bem conservadas. Casacos e cobertores podem até serem guardados em plásticos fechados a vácuo, que diminuem o seu volume e ainda os mantêm protegidos de fungos e bactérias.

Caso não disponha deste tipo de embalagem, eles podem ser guardados em bolsas de plástico ou caixas. Deixe todas essas peças lavadas e muito bem secas: se forem guardadas com umidade vão acumular fungos.

Doar o que estiver sobrando
Já que os armários serão reorganizados, que tal aproveitar e descartar aquelas roupas que já não são mais usadas? Elas podem ser doadas a instituições de caridade, que sempre agradecem muito por este tipo de ajuda. Mas procure preparar as roupas antes de doá-las: vale a pena lavá-las e deixá-las passadas e perfumadas.

Deixe a casa arejada
Muitas vezes deixamos as janelas fechadas para que não entrem mosquitos ou o ar quente de fora. No entanto, é muito importante que a casa fique bem arejada e iluminada. A luz solar e a ventilação são ótimos meios de evitar a formação de mofo e o acúmulo de bactérias e ácaros, deixando o ar mais limpo e saudável em casa.

Plantas podem refrescar
Quando estão em locais internos as plantas podem favorecer a purificação do ar e ainda tornar mais fresco o ambiente. Mas é importante mantê-las bem regadas. No verão, a necessidade de água das plantas pode ser um pouco maior do que nas demais épocas do ano. Se for preciso, regue-as com mais frequência para evitar que ressequem.

Cuidado com os móveis
Apesar de ser importante deixar o ambiente arejado e luminoso, tenha o cuidado em evitar que o sol incida diretamente sobre a mobília. O sol forte pode empenar a madeira dos móveis, descolorir almofadas e tapetes, ressecar objetos etc. Use cortinas claras nesses ambientes, pois elas não retiram a luminosidade, e ao mesmo tempo, protegem os objetos da ação do sol.

Mais cores claras
Ambientes com pinturas em cores claras tendem a esquentar menos, pois absorvem menos calor e refletem mais a luz solar. As cores claras podem estas nas pinturas das paredes, na mobília e nos objetos de decoração.

Menos objetos soltos
Menos é mais. Ambientes com muitos objetos espalhados, muitos acessórios e penduricalhos ocupam muito espaço, deixam o ambiente mais “sufocante” retêm mais poeira. Talvez você não precise adotar uma decoração minimalista, mas use apenas os objetos essenciais. Libere espaço e deixe a sua casa mais confortável, com menos acúmulo de pó e mais ventilada.

Evite a proliferação de insetos
No verão, eles adoram visitar nossas casas. Mosquitos, baratas, formigas etc. são sempre mais visíveis nesta época do ano. Contra os mosquitos, o jeito é dispor de telas, que permitem a ventilação e barram a entrada dos visitantes indesejados. E para evitar os demais insetos, mantenha sua casa seca, livre de umidade e de excessos de objetos acumulados, como caixas de papelão, jornais velhos, revistas, garrafas etc. Materiais acumulados são ótimos esconderijos e criadouros de insetos.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook