Imobiliária em Campinas

Que fatores podem impedir a aprovação de um crédito imobiliário?

em: Mercado

Ao procurar um imóvel para a sua compra, nada pior que encontrar uma ótima oportunidade e não ter a aprovação do seu financiamento pelo banco. Por que isso acontece? Quais são os motivos que travam a aprovação do crédito? Saiba quais são as causas mais comuns e evite este risco na hora de investir em um imóvel:

Problemas com dívidas e com a renda
Em toda concessão de crédito, os bancos avaliam se o interessado tem condições de honrar os pagamentos. A inadimplência é ruim para quem pega o empréstimo e para o próprio banco.

Por isso, ao solicitar um financiamento, o banco verifica se o interessado não tem dívidas no mercado atreladas ao seu CPF. Se ele tiver, o crédito não é aprovado.

Além disso, o banco também analisa a renda mensal do interessado para checar se ele não vai comprometer mais de 30% dos seus rendimentos familiares. Esses riscos à inadimplência podem impedir a aprovação do financiamento.

Problemas com o imóvel
Em um financiamento imobiliário, o imóvel financiado é a garantia exigida pelos bancos. Por isso, antes de aprovar o crédito é feita uma avaliação do imóvel desejado por um especialista da instituição financeira.

Caso o imóvel ofereça um sério risco à sua integridade (como um problema estrutural grave ou a sua localização em uma área de risco de desabamento, por exemplo), o banco pode reprovar o financiamento, pois ele não quer correr o risco de perder a sua garantia.

Além disso, outro risco é a falta de documentos que comprovem a regularização do imóvel. Um imóvel irregular não recebe financiamento.

Problemas jurídicos
Ao avaliar o imóvel desejado, os bancos também verificam a situação jurídica do vendedor do imóvel. Uma ação trabalhista ou a inclusão do imóvel em uma situação de herança ou de disputa judicial no nome do vendedor pode colocar o imóvel em uma situação instável. E nesses casos, para não correr riscos, os bancos podem negar o crédito para o seu financiamento.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook