Imobiliária em Campinas

Por que o CRECI é importante para o corretor e para o consumidor?

em: Mercado

O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é um dos órgãos que regulamenta o trabalho dos corretores. Há ainda outro, na esfera federal (o COFECI – Conselho Federal dos Corretores de Imóveis). Eles estão interligados e o CRECI possui 25 unidades regionais espalhadas pelos estados brasileiros. Saiba mais sobre a sua função e importância:

O que faz o CRECI?
O CRECI tem a missão de disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão dos corretores de imóveis. Ele assegura à sociedade a excelência e a segurança nas transações imobiliárias.

Os CRECIs asseguram que os profissionais atuem regidos pela lei, respeitando assim a Constituição. A lei que regulamenta a profissão do corretor de imóveis é a de n. 6.530, de 12 de maio de 1978.

Os corretores precisam ser vinculados ao CRECI?
Sim. Para que cada corretor exerça sua profissão dentro das responsabilidades da lei, ele precisa ter registro no CRECI. E por ter esse vínculo, o corretor deve seguir as normas profissionais estipuladas pelo órgão, abrangendo responsabilidades nas áreas Civil, Penal e Disciplinar. Isso permite uma atuação profissional mais ética e em conformidade com a lei.

Para o consumidor, é importante que o corretor tenha registro no CRECI?
Sim, e muito! Quando o consumidor negocia um imóvel com a intermediação de um corretor ligado ao CRECI, ele pode ter plena certeza de fazer um negócio muito mais seguro do que quando negocia um imóvel diretamente com o comprador. O corretor ligado ao CRECI tem uma preparação qualificada, discernimento das leis e de questões tributárias e conhecimento do mercado. O consumidor pode ficar muito mais tranquilo.

Como o corretor pode se credenciar no CRECI?
Para isso, ele precisa ser diplomado no curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). Com o diploma em mãos, basta reunir os documentos exigidos, pagar as taxas e comparecer à representação local do CRECI. Se tudo estiver correto, em breve ele obtém o registro e pode exercer legalmente a profissão.

Quem oferece o curso de TTI?
Há no mercado várias instituições, mas desde o mês de março de 2018 a Rede Provectum está oferecendo gratuitamente o curso de TTI, para preparar novos corretores. Clique aqui para saber mais.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook