Imobiliária em Campinas

Painéis solares funcionam bem no inverno?

em: Dicas

Os painéis solares fotovoltaicos, usados para a geração de energia elétrica em residências, são cada vez mais comuns em todo o país. Mas muita gente pode imaginar que os dias mais curtos do inverno podem tornar inviável o seu uso. É verdade? Ou eles são eficazes também nessa época do ano?

Consumo de energia aumenta no inverno
É normal que, por conta do frio, o consumo de energia elétrica aumente no inverno. Nesta época, usamos mais vezes o chuveiro quente, torneiras elétricas nas pias, secadores de roupas e de cabelos etc. Quem dispõe de painéis fotovoltaicos em casa consegue gerar energia suficiente para compensar esse consumo maior. E se por acaso isso não ocorrer, apenas uma pequena parte do consumo total não seria coberta e seria necessário pagar à distribuidora local.

Painéis dependem de exposição à luz
A geração de energia pelos painéis fotovoltaicos não depende da presença do sol. Para eles, o que mais importa é o tempo de exposição à luz solar, independente de haver sol ou não. Quanto mais prolongada for a exposição à luz, mais energia eles serão capazes de gerar.

A luminosidade no inverno é suficiente para que ela seja viável?
Sim. Mesmo quando os dias são mais curtos e a exposição dos painéis à luz diminui, a quantidade de horas de luz que temos no Brasil é suficiente para tornar viável o seu uso, em qualquer região do país.

Que cuidados são necessários ao instalar um painel solar?
Ao instalar estes painéis em uma residência, é importante identificar em qual local ele ficará mais tempo exposto à luz solar. Dependendo de sua posição, eles podem ter a exposição limitada devido a alguma barreira física. Isso pode limitar a sua geração diária de energia.

A temperatura fria interfere na geração de energia?
O melhor rendimento dos sistemas geração de energia solar ocorre quando as temperaturas encontram-se por volta dos 25 oC. Mas não é preciso se preocupar: os painéis geram energia normalmente em outras faixas de temperatura, embora com um rendimento um pouco inferior.

Vantagens da energia solar
A instalação de um sistema fotovoltaico em uma residência praticamente a dispensa de pagar pela energia consumida. Contudo, é preciso ter em conta que sua instalação não é barata, embora o investimento compense em longo prazo. Dependendo do tipo de residência e da tecnologia escolhida, estima-se um retorno de 4 a 8 anos no investimento feito. A partir de então, praticamente não será mais preciso pagar a conta de energia.

Valorização
No mercado imobiliário, residências com sistemas de aquecimento solar costumam ser valorizadas. Quem compra um imóvel com o sistema já instalado está livre do gasto com o investimento e vai desfrutar dos seus benefícios. Sem contar que se trata de um sistema de energia limpo e renovável, que não agride ao meio ambiente.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook