Imobiliária em Campinas

O que é a decoração ao estilo industrial?

em: Decoração

Certamente você já deve ter visto por aí algum ambiente decorado ao estilo industrial. Esta é uma tendência em alta na decoração contemporânea. Suas principais marcas são os espaços mais amplos e as estruturas expostas, tal como em uma indústria. Porém, ao contrário de uma fábrica, o resultado pode ser muito elegante e confortável. Conheça algumas das suas características:

Tijolos e estruturas
Tal como nas construções das indústrias, onde é normal haver paredes expostas sem acabamento, o estilo industrial é marcado pelo uso de elementos como tijolos, concreto queimado, estruturas de aço, encanamentos e fios expostos etc. Para quem curte um estilo mais rústico ou vintage, essa aparência pode ser bem atraente.

Rústico, porém aconchegante
O uso de elementos estruturais na aparência não significa que o resultado será desconfortável. É possível criar ambientes bem aconchegantes no estilo industrial, bastando caprichar na harmonização dos elementos rígidos com os materiais da decoração. Estes podem ser em madeira ou tecidos como a lã e o algodão.

Espaços amplos
Este tipo de decoração nasceu do aproveitamento de imóveis industriais ou galpões, que foram transformados em residências. Por isso, eles herdaram um maior espaçamento entre os cômodos, pés direitos altos e ausência de paredes em boa parte do interior. Os lofts são os imóveis que mais emprestam este estilo. Estas são características marcantes do estilo industrial, que resultam em ambientes integrados e amplos.

Encanamentos e fios expostos
Esta é outra marca deste estilo, ressaltando seu aspecto estrutural. Trilhos para luminárias, por exemplo, são muito usados neste estilo. Mas, mesmo com eles, é possível deixar o ambiente mais leve, usando-se acessórios descontraídos e cores vibrantes para dar contraste às peças de apelo mais estrutural.

Portas e janelas altas e largas
Comuns nos ambientes industriais, no estilo industrial as portas e janelas dos ambientes são altas, largas e grandes. Isso permite criar ambientes bem iluminados e arejados, criando uma atmosfera confortável nos interiores.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook