Imobiliária em Campinas

Manual da Reforma e Decoração

em: Dicas

Antes de decorar ou iniciar uma reforma na casa, é preciso tomar certos cuidados para não enlouquecer durante e depois do trabalho. Na maioria das vezes, é necessário planejamento, paciência e também carregar uma trena no bolso. Anote alguns itens que merecem atenção antes de iniciar o projeto e mãos à obra.

Medir os espaços

Evite confiar somente na sua percepção visual, use a trena! Antes de comprar um móvel, meça o tamanho dos objetos e a distância necessária entre eles para conseguir circular no ambiente.

Reaproveite os móveis

Uma boa ideia para aproveitar melhor o ambiente é dar outras funções a um mesmo móvel. Nessa imagem, você vê um banco que se tornou um baú no qual a moradora guarda louças e acessórios.

                                                                                     
Tamanho é documento

Preste atenção no tamanho da porta de entrada: de acordo com arquitetos, ela deve ser a mais larga de todas, com no mínimo 80 cm. Essa largura é importante para permitir a entrada de móveis.

Altura das tomadas

Informação importante: existe um padrão para altura de interruptores e tomadas. O interruptor deve ser instalado a 1,10 m de altura. Já a tomada deve ficar a 30 cm do chão.

Cama: olhe para baixo

Se o quarto é pequeno e falta espaço no guarda-roupa, pode aproveitar o espaço livre embaixo da cama. Alguns modelos box já possuem baú integrado. Se você deseja algo especial, pode criar uma base com marcenaria. Dica: para aproveitar melhor o ambiente, guarde sapatos, bolsas ou roupas de cama.

Papel de parede: use o bom-senso!

Ao escolher um papel de parece é preciso tomar cuidado e não exagerar no desenho. O importante é manter o equilíbrio entre o traço e a cor. Prefira os modelos vinílicos ou adesivados, eles são resistentes à água. Dica: para calcular o número de rolos que deve usar, divida a largura da parede pela largura do rolo. Após isso, divida o comprimento do rolo pelo da parede. Depois, divida o primeiro resultado pelo segundo. No caso de papel estampado, calcule de 10% a 20% a mais. Com isso, o desenho de uma tira coincidirá com o da outra.


                                                                                          
Cuba: escolha a ideal

É importante escolher o modelo da cuba antes de reformar o banheiro, pois ela influencia a altura do ponto de água e da bancada.

Atenção ao vaso sanitário

O tamanho do vaso sanitário é importante. Os modelos variam de tamanho, de 45 a 60 cm de profundidade. Preste atenção no conforto: o vaso deve ter um vão de 35 a 40 cm de cada lado.

Piso: duro na queda

Na hora de comprar o piso, preste atenção no PEI (índice de resistência). Para a cozinha, o revestimento cerâmico deve ter classificação 3 (média/alta) ou 4 (alta). Tome cuidado: não se deve comprar um revestimento para banheiro (PEI 2) e instalar na cozinha. 

(fotos: Casa e Jardim)

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook