Imobiliária em Campinas

Imóvel novo ou usado: como escolher?

em: Mercado

Na hora de comprar um imóvel, vêm à nossa cabeça muitas dúvidas: comprar um imóvel novo? Comprar um usado? Quais são as vantagens de um usado? E as de um novo? Quais são os cuidados a tomar em cada caso? Leia a seguir um guia básico para facilitar a sua decisão:

O que é um imóvel usado?
É um imóvel que já foi habitado anteriormente. Devido a seu tempo de uso e seu desgaste natural, imóveis usados costumam ser mais baratos que um novo.

O que é um imóvel novo?
Imóvel novo é aquele que está pronto, foi entregue, mas nunca recebeu moradores.

Quais são as vantagens de comprar um imóvel usado?
Além de ter um custo inferior a um imóvel novo, se o imóvel estiver em bom estado e não exigir reformas, você pode ocupá-lo tão logo seja fechado o negócio. Nem todos imóveis novos têm o acabamento instalado, o que exige um período de obras. Além disso, imóveis usados costumam oferecer maior margem de negociação, pois a oferta de imóveis deste tipo é alta.

E quais são as vantagens de um imóvel novo?
Um imóvel novo tem as instalações novas, reduzindo o risco de problemas elétricos, hidráulicos, consertos etc. Tudo está bem novo, salvo os casos de má execução por parte da construtora. Além disso, ao comprar um imóvel novo, normalmente você tem mais margem para personalizá-lo como mais gosta. Imóveis usados têm o acabamento e a decoração escolhida pelo dono antigo. No imóvel novo, você faz tudo do jeito que mais gosta.

E quais são os cuidados a serem tomados ao comprar um imóvel usado?
Preste atenção se toda a sua documentação está em ordem, se não há pendências judiciais ou financeiras. Também é importante avaliar se não há problemas ocultos, pouco visíveis na hora da compra, como trincas, vazamentos etc. Com os devidos cuidados, é possível fazer um bom negócio. Caso o imóvel esteja ocupado, é preciso negociar bem, anteriormente, como será feita a desocupação.

E os cuidados ao comprar um imóvel novo?
Ao escolher um imóvel novo, também é importante checar se toda sua documentação está em dia, se ele tem todas as aprovações da prefeitura e se a obra está em conformidade com o projeto da construtora. Avalie também se a qualidade da construção é satisfatória, bem como os acabamentos executados.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook