Imobiliária em Campinas

Flores e plantas: cuidados especiais no inverno

em: Dicas

Na estação mais fria do ano, as geadas e tempestades causam danos às flores e plantas, que necessitam de alguns cuidados especiais para resistir aos efeitos do clima e crescerem vistosas para a chegada da primavera. Veja algumas dicas!


Limpe as plantas

Remova folhas, galhos secos, flores murchas para evitar a proliferação de pragas no solo e revigorar as plantas.

Se estiverem em vasos, traga as plantas para dentro da sua casa durante o inverno e coloque em um local com bastante luz.



Cuide do solo

No inverno, as adubações químicas não são aconselháveis. O período é adequado para a fertilização do solo com o uso do calcário dolomítico ou calcítico, que corrige os níveis de Ph da terra, fortalece plantas carentes de nutrientes e as que florescem nessa época.



Combate às pragas

Algumas pragas aparecem no inverno, principalmente em regiões muito úmidas, devido aos longos períodos de chuva.  Aproveite para aplicar venenos em seu jardim, fungicidas a base de cobre, como a calda bordalesa- as plantas  devem ser pulverizadas uma vez por mês.

Lesmas e caramujos são responsáveis pela destruição das folhas verdes, utilize soluções caseiras, à base de fumo ou naturais para espantar esses moluscos.


Podas de árvores

Durante o frio, muitas espécies de árvores e arbustos cessam seu crescimento e exigem a poda dos galhos para que produzam flores e frutos saudáveis na chegada da primavera. As plantas que ainda estiverem com flor ou botões, mesmo que tenham perdido as folhas, não podem ser podadas.



Irrigação

A evaporação da água demora mais para acontecer nessa época do ano, com isso, a quantidade de regas deve ser reduzida. Um bom truque para saber a hora certa de irrigar as plantas é colocar o dedo na superfície da terra para verificar se está seca.

É importante regar as plantas sempre no período da manhã para evitar queimaduras nas folhas causadas por geadas noturnas. No caso de flores, a rega deve ser efetuada somente no caule.



Plantas para o inverno

Algumas espécies de plantas florescem no inverno e são ideais para deixar as casas mais coloridas e alegres, como as Azaléias, Ipê amarelo e roxo, Caliandra, Paineiras, Jasmim, Orquídeas, Amor Perfeito e o Bico de Papagaio. Já em áreas que necessitam de plantas mais resistentes ao vento as Pleomeles, Buxinhos, Palmeira e Viburnos são as indicadas.




Quer receber mais dicas de cuidados com as plantas? Fique atento ao nosso blog.

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook