Imobiliária em Campinas

Economia: dicas para ter uma casa ecológica

em: Dicas

Colocar em prática atitudes sustentáveis em nossa casa resulta em mais qualidade de vida e redução dos gastos. Confira algumas dicas fáceis de aplicar no ambiente doméstico e que auxiliam na preservação do meio ambiente.

 

Economia de energia

- Para economizar energia, apague a luz ao sair de um ambiente e não deixe aparelhos eletrônicos em stand by.
- Evite colocar alimentos quentes na geladeira, esse hábito faz com que o refrigerador gaste mais energia elétrica.
- Outra opção é fazer uso das lâmpadas de LED, que consomem menos energia, aproximadamente 80% menos quando comparadas as comuns e têm um design moderno e sofisticado que se adapta a qualquer ambiente.



Economia de água

- Não desperdice água. Deixe as torneiras abertas somente quando estiverem em uso e se possível, instale o aerador que minimiza a vazão de água.
- Utilize um sistema para captar a água da chuva, que apesar de não ser potável pode ser reutilizada na descarga, limpeza de calçadas, irrigação de jardim, entre outros.

 


Produtos eco-friendly ou biodegradáveis

- Os eco-friendly são fabricados com o intuito de eliminar ou minimizar os efeitos prejudiciais ao meio ambiente e estão divididos nas seguintes categorias de produtos: limpeza, higiene pessoal, beleza, vestuário, cama, mesa e banho.
- Já os biodegradáveis têm decomposição mais rápida na natureza e evitam a contaminação do solo. A lista desses produtos é imensa, sendo possível identificá-los pelo selo de certificação ambiental inserido na embalagem.

 

Móveis

O eco-friendly também é tendência nos móveis. Opte por peças produzidas com bambu, madeira de reflorestamento ou materiais recicláveis como metal, vidro e plástico.

 

Tintas

As chamadas tintas ecológicas são fabricadas sem matérias-primas sintéticas ou insumos derivados de petróleo. Elas têm como base a água, que contribui para a transpiração adequada das paredes e elimina fungos e bactérias causadores de alergias.



Na cozinha

Materiais recicláveis são mais práticos, porém demoram muitos anos para se decompor no solo. Por isso, prefira o uso de pratos e copos de louça e talheres de metal.



Plantas

As plantas são ótimas para purificar o ar da casa e decorar os mais variados tipos de ambientes. A Jiboia e o Lírio-da-Paz são algumas das plantas que possuem essa função.



Reciclagem

- Separe o lixo reciclável do lixo orgânico: plástico, alumínio, vidro e papel podem ser transformados em matéria-prima e originar outros produtos.
- Lembre-se ainda que o óleo de cozinha não pode ser despejado em ralos, assim como pilhas e baterias não devem ser descartadas no lixo comum.
- Informe-se com a prefeitura da sua cidade sobre os horários e roteiros do caminhão de coleta seletiva no bairro em que reside.

 

 

Quer receber mais dicas de sustentabilidade? Fique atento ao nosso blog!

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook