Imobiliária em Campinas

É possível financiar dois imóveis ao mesmo tempo?

em: Mercado

Muitas pessoas têm esta dúvida: posso financiar um segundo imóvel? Há casos em que precisamos financiar um imóvel para os pais ou para os filhos enquanto ainda estão sendo pagas as prestações do nosso imóvel. Dá para obter um segundo financiamento?

No momento, a Caixa Econômica Federal permite esta modalidade. Houve um período, entre os anos de 2015 e 2016, em que este tipo de concessão de financiamento foi interrompido. Mas hoje a Caixa está autorizando mediante uma criteriosa avaliação do perfil da pessoa.

Em geral, a resposta é positiva: é possível obter um segundo financiamento imobiliário. Na verdade, é possível obter até três, quatro, ou quantos forem necessários. A questão principal é comprovar ao banco a sua capacidade de pagamento dos financiamentos.

Ao solicitar um financiamento a um banco, todos exigem uma série de documentos que comprovem a sua renda a sua capacidade de honrar os pagamentos. Suas dívidas ativas também são analisadas. Os bancos costumam exigir que o comprometimento de sua renda para o pagamento das prestações não ultrapasse um teto de 30% da renda familiar.

Por isso, há casos em que uma pessoa solteira iniciou um financiamento imobiliário, e ao casar-se, a soma da renda familiar, acrescentada à do cônjuge, se elevou. Em um caso assim é mais fácil obter um segundo financiamento, pois o teto de 30% da renda familiar aumentou.

Tudo é uma questão de comprovar a capacidade de pagamento das prestações. Se você tem renda suficiente e não tem dívidas atrasadas, as chances de obter um segundo financiamento são maiores. Tudo irá depender da análise do banco.

Vale lembrar que, caso você já esteja fazendo um financiamento pelo Minha Casa Minha Vida, não é possível conseguir outro financiamento. O programa tem uma regra clara: só é válido para quem não possui nenhum outro imóvel. Outro lembrete importante: caso você já tenha usado o seu FGTS para pagar um imóvel, não poderá usar outros recursos do FGTS para a compra de outro.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail
Twitter Youtube Flickr Facebook