Dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez

Chegou a hora de deixar a casa dos pais e ter o seu próprio espaço. E agora? Como se organizar e se virar sozinho pela primeira vez?

Não se preocupe! Com algumas dicas básicas você pode organizar a sua vida para ter uma boa autonomia, sem depender de ligar a cada 5 minutos para a sua mãe para saber como resolver as coisas. A experiência é muito válida! Mas vale contar com algumas dicas:

Como organizar as compras
É muito comum precisar de algo e descobrir que o produto acabou e não há mais na despensa. Isso acontece toda hora! Por isso, use um bloco de notas ou algum aplicativo no celular para ir anotando os produtos que acabaram. Assim, ao ir ao mercado, você não irá se esquecer do que é essencial.

Cuidado com as contas
Morar sozinho significa começar a gerenciar vários boletos que começam a chegar: água, luz, telefonia, condomínio, aluguel, internet etc. Se for possível, coloque todos no débito automático no banco. Senão, será aquela correria para pagar boletos atrasados, pegando filas e tendo atrasos. Um tempo valioso perdido que pode ser evitado.

Ordem geral
Manter a casa em ordem é um dos primeiros desafios. Comece pelas roupas: terminou de usar? Guarde-as no lugar (no armário ou no cesto de roupas sujas). O mesmo vale para louças: usou, lavou. Senão, as pilhas de louças sujas vão começar a crescer, e quanto maiores ficarem, menos ânimo você terá para encarar a limpeza.

Potes para organização
Os potes (de vidro ou de plástico) são extremamente úteis para organizar os produtos na cozinha. Você pode usá-los para guardar alimentos ou qualquer outro condimento da sua despensa. Leve para a sua nova casa um bom kit, com peças de variados tamanhos.

Primeiros socorros
Vale a pena montar um kit para emergências, que inclua itens como analgésicos, antitérmicos, esparadrapo, algodão, antissépticos etc. Além disso, deixe em um local visível os telefones de contatos dos pais ou parentes. Em caso de acidente, alguém pode te ajudar a chamar por socorro.

Materiais de limpeza
Também vale a pena estocar um conjunto de itens de limpeza que são muito usados no dia a dia: papel higiênico, detergente, sabão em pó, amaciante de roupas, esponjas, desinfetantes, etc. Estes materiais não têm custo alto, por isso, vale a pena estocá-los (eles vão faltar sempre nas horas mais complicadas).

Imagem: iStock