Imobiliária em Campinas

Dicas para melhorar o conforto térmico em casa no inverno

em: Dicas

Quando chega o inverno, nossa preocupação é a de manter o ambiente em casa mais aquecido e confortável. Afinal, ninguém quer ficar resfriado ou andar muito agasalhado quando está no conforto do lar. Como manter o ambiente mais aquecido? Leia a seguir algumas dicas:

Deixe o sol entrar
Quando o sol bater pelas manhãs, abra cortinas e persianas. Quanto mais a luz solar incidir no ambiente interno, mais ele ficará aquecido. Se a sua casa tiver paredes claras, melhor ainda, pois a luz vai se refletir e se espalhar. Apenas tome cuidado para que o calor da luz não danifique objetos ao incidir diretamente sobre eles.

Cortinas para reter o calor
Quando cai a noite e temperatura diminui, a tendência é que o calor que foi armazenado em casa durante o dia escape. Uma maneira de reter o calor é fechar janelas e cortinas no final da tarde, antes do dia esfriar. Se as cortinas forem grossas ou com telas de blackout, mais o calor ficará mantido em casa.

Tapetes
Se a sua casa tem piso frio, os tapetes são aliados para criar uma camada de isolamento. Com eles, evita-se pisar no chão gelado e você cria uma superfície confortável para fugir do frio. Eles podem ser colocados sob as mesas da sala, nos corredores de passagem etc.

Cuide da vedação das janelas e portas
Com o passar do tempo, as vedações de janelas e portas vão se desgastando, criando espaços por onde o vento frio vai invadir a casa. Há várias maneiras de mantê-las bem vedadas. Nas lojas de materiais de construção, por exemplo, há produtos como fitas adesivas específicos para vedar frestas. Elas podem ser úteis para reter o calor no ambiente interno.

Use mais vezes o forno
Para aquecer o ambiente, o forno da cozinha pode ser um aliado. Ao assar bolos, pães, carnes etc., o seu calor contribui para esquentar a temperatura no entorno. Aproveite para usá-lo com mais frequência.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook