Imobiliária em Campinas

Dicas para instalar luminárias pendentes

em: Dicas

Luminárias pendentes são lindas e ficam um charme em casa! Mas é preciso escolher a altura certa conforme o seu tipo de uso. Quando mal instaladas, podem gerar pontos de luz que ofuscam os olhos, ou então podem ficar baixas demais, prontas para levar cabeçadas. Confira algumas dicas para posicioná-las corretamente em sua instalação:

Na sala de jantar
O ideal é que as luminárias pendentes fiquem posicionadas sobre a mesa, em uma altura entre 70 e 90 centímetros do tampo. Muito baixas ficam à altura da cabeça, e muito altas geram desconforto visual em quem está à mesa.

Na cozinha
Se a ideia é posicioná-las sobre a mesa das refeições, vale a regra do caso anterior. Mas se a intenção é posicioná-las sobre a bancada de cozinhar, o ideal é que elas fiquem mais altas, a uma altura de 2 metros, ou mais. Se não houver altura suficiente, é melhor usar outro tipo de luminária, como os spots de teto.

Na sala de estar
Luminárias pendentes ficam muito bonitas quando estão posicionadas sobre mesas laterais, fazendo o papel dos abajures. Nestes casos, as luminárias podem ficar a uma altura de 30 a 50 centímetros em relação às mesas.

No quarto
Tal como no caso anterior, se a ideia é usar luminárias pendentes sobre os criados-mudos, vale a mesma altura citada (de 30 a 50 centímetros em relação ao criado-mudo).

Nos corredores ou locais de passagem
Ao posicionar luminárias pendentes em locais em que a circulação é livre, ou seja, sem um objeto embaixo, convém deixá-las a uma altura de 2 m ou 2,10 m, no mínimo, em relação ao chão. Esta altura é similar à de uma porta, e portanto, é uma altura segura para a grande maioria das pessoas.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook