Imobiliária em Campinas

Dicas para instalar corretamente um cooktop

em: Dicas

Cooktops e fornos embutidos são cada vez mais usados. Mas a falha na hora de instalá-los é uma das causas mais comuns das queixas de mau funcionamento. Conheça algumas dicas para que a instalação não prejudique o uso dos equipamentos:

Escolha primeiro os equipamentos, depois a marcenaria
O passo inicial é selecionar o cooktop e o forno desejados. De posse deles, suas medidas devem ser tiradas e devem guiar o trabalho de marcenaria. Tudo deve ser feito em função do tamanho dos equipamentos.

Distância da pia
Deixe uma distância de pelo menos 45 cm entre a pia e o cooktop, para evitar que a água respingue sobre ele.

Cuidado com a posição das tomadas
Elas devem ser colocadas fora dos seus nichos na alvenaria. E precisam ficar distantes em pelo menos 30 cm do ponto de gás.

E se a geladeira estiver próxima?
Em tempos de imóveis pequenos, pode acontecer da geladeira ficar muito próxima da dupla quente cooktop + forno. Se isso ocorrer, crie uma divisória de madeira ou drywall que separe a geladeira dessa dupla, deixando uma distância mínima de 10 cm entre eles. Caso contrário, o calor fará aumentar o consumo de energia da geladeira.

A ventilação na marcenaria é essencial!
Cooktop e forno podem ter funcionamento falho, e isso é causado, em muitos casos, por uma má instalação dos equipamentos nos móveis. O erro mais comum é não criar um sistema de ventilação adequado, pois a falta de respiros na marcenaria pode superaquecer os aparelhos, levando-os a parar de funcionar.

Nicho do forno
Deve ser feito sob medida, com base nas dimensões do forno escolhido. As laterais devem ter um espaçamento de no mínimo 5 cm. E na base do forno é conveniente criar um recorte na parte traseira para favorecer a ventilação.

Separação entre o cooktop e o forno
O cooktop pode ficar logo acima, na bancada, mas a distância entre a parte inferior do cooktop e o forno deve ter entre 5 e 10 cm (consulte a recomendação no manual do aparelho). Esse espaçamento serve para ventilar o local (no caso dos cooktops elétricos) ou para a passagem da mangueira de gás nestes tipos de modelos.

Bancada
A bancada para sustentar o cooktop deve ter espessura entre 2 e 6 cm. E deve resistir a temperaturas de até 90o C.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook