Imobiliária em Campinas

Dicas para criar um jardim vertical

em: Dicas

Mesmo em um quintal pequeno, na varanda de um apartamento ou em um espaço gourmet, é possível criar um jardim gostoso e aconchegante. Nestes casos, uma boa opção é apostar em jardins verticais, montados em uma ou mais paredes. Eles ajudam a refrescar o ambiente, aumentam a sensação de espaço e dão um toque especial na decoração. Selecionamos algumas dicas para te ajudar a montar o seu.

Uma das opções é fazer um jardim vertical no estilo painel tropical, ou seja, cobrindo totalmente uma das paredes. Geralmente ele é instalado na parede de fundo, e fica completamente revestido pela vegetação. Se houver pouca luz no seu espaço, procure por espécies que não precisam de muita luminosidade. Samambaias costumam se adaptar bem e produzir um efeito visual bonito. O painel tropical, além de supercharmoso, dá uma sensação de profundidade, o que faz com que o espaço pareça maior.

Outro tipo de jardim é o centralizado, caso você opte por não cobrir totalmente a área da parede com plantas. Assim, é possível alinhar seu jardim vertical no centro da parede, deixando as laterais expostas. Depois, é só usar a imaginação para decorar esse espaço que sobrar. Uma combinação linda é montar o jardim no centro e usar ladrilhos hidráulicos para revestir a parede. Eles dão um toque de elegância no resultado final na decoração.

Uma dúvida comum é qual tipo de material que pode ser usado para criar a estrutura do painel. Há diversas opções, e os mais utilizados são as madeiras (como pinus de reflorestamento ou pallets), fibra de coco ou metal. Há também a opção de se usar blocos de cerâmica ou de concreto.

Por fim, na hora de escolher as plantas, há várias opções. Se você gosta de um jardim vertical bem denso, prefira as samambaias, barbas-de-serpente, lambaris-roxos, russélias, columeias e trepadeiras. Essas espécies produzem um efeito bonito pois são volumosas e cobrem bem a estrutura do painel, fazendo o efeito de “muro verde”. É possível também usar um único tipo de espécie, ou mesmo intercalar diversos tipos de plantas. Você também pode plantar flores como orquídeas, ou mesmo ervas aromáticas, criando sua própria horta. Use a imaginação!

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook