Imobiliária em Campinas

Dicas para conservar objetos de madeira em casa

em: Dicas

Móveis e objetos em madeira são muito elegantes e dão um toque de refinamento em qualquer casa. Mas é preciso que eles recebem um cuidado especial para não se deteriorarem. Quando bem cuidado, um objeto em madeira pode durar décadas; mas se isso não for feito, podem se estragar em um período curto.

Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas para manter os objetos em madeira conservados, bonitos e bem protegidos:

Limpeza diária
Peças em madeira podem ser riscadas se não forem limpas da maneira correta. Por isso, a dica é usar panos ou flanelas macias, que não contenham componentes abrasivos. O pano deve estar seco para que a poeira seja removida. E ao retirar os objetos que se apoiam sobre a madeira, muito cuidado para que eles não risquem sua superfície.

Evite a água
A água é um elemento que desgasta a madeira – a menos que ela receba um tratamento especial para resistir à água, como ocorre com os móveis externos. Mas, normalmente, as peças em madeira que são colocadas dentro de casa não costumam receber este tratamento. E por isso, não devem ser molhadas em hipótese alguma. A água costuma estufar a madeira e apodrecê-la com o passar do tempo. Molhou algum objeto? Seque-o muito bem o quanto antes!

Evite pesos excessivos
Quando alguém exagera no peso dos objetos sobre a madeira, há risco de suas peças envergarem. E este costuma ser um dano irreversível: é quase impossível fazer com que a peça retorne à sua condição original. Por isso, procure apoiar apenas objetos leves, que não forcem a estrutura de madeira dos seus objetos (como mesas, estantes etc.).

Não arraste os objetos
Ao arrastar pelo chão estantes e mesas de madeira, há o risco de danificar a sua estrutura. Por isso, procure erguer os objetos antes de deslocá-los, de modo que não se arrastem. Isso ajudará a preservar intacta a estrutura desses móveis.

Cupins
Ao se deparar com pequenos furos provocados por cupins, é muito importante, antes de mais nada, eliminar o seu foco. No mercado é comum encontrar produtos anticupins para removê-los, e isso deve ser feito o quanto antes, pois rapidamente eles se alastram e podem causar danos irreversíveis à madeira.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook