Imobiliária em Campinas

Dicas para conhecer melhor o bairro que você deseja morar

em: Dicas

Quando você vai mudar de casa, um passo importante é conhecer muito bem seu futuro bairro. Ninguém quer fazer um investimento alto e depois constatar que o local sofre de problemas como barulho excessivo, congestionamentos, riscos de alagamento e até mesmo insegurança. Confira a seguir algumas dicas para explorar bem o bairro desejado.

Faça várias visitas ao local
Você encontrou o imóvel ideal e só falta fechar o acordo com o vendedor. Ainda antes de fechar a compra, procure conhecer como é o ambiente no bairro em períodos diferentes do dia. Visite a região nos horários de pico, à noite e aos finais de semana. Avalie como são as condições de tráfego pelas vias e o nível de ruído próximo ao imóvel. E dependendo do bairro, também é importante conhecer qual é o seu custo de vida, que pode mudar muito de um bairro a outro na mesma cidade.

Converse com quem está no bairro
Procure saber mais sobre o bairro conversando com moradores que você conhece, ou com comerciantes da região. Eles também poderão dar uma visão sobre a rotina no local.

Preste atenção às mudanças
Há bairros que, em um breve tempo, poderão receber grandes empreendimentos: novas torres de edifícios, um shopping, uma casa de shows etc. São projetos que podem mudar bastante as características do local. Preste atenção a esses novos projetos. Mas lembre-se que eles podem até ser benéficos e valorizar o seu bairro. Desde que não estejam muito próximos à sua casa, onde o impacto negativo será maior.

Simule a sua rotina
Não sabe quanto tempo você levará de sua nova casa até o trabalho? Percorra o trecho em seu horário habitual de deslocamento e descubra quais são as condições: as principais vias, o volume de trânsito etc. Evite ser surpreendido.

Descubra como é o comércio na região
Sempre precisamos ter por perto supermercados, farmácias, bancos, escolas, academias etc. Procure conhecer qual é esta oferta de serviços no local. Às vezes podemos sentir a falta de algum serviço essencial, que nos complica a rotina diária. Leve também em conta esta exigência.

Pesquise na internet
A internet pode ser uma ótima aliada nessas horas. Você pode pesquisar sobre os serviços no bairro, as notícias ocorridas na região, avaliar as condições de segurança etc. Na internet você sempre irá obter informações abundantes.

Alagamentos
Lembre-se também que há locais que sofrem com enchentes mesmo longe de rios. O problema está no sistema público de captação de água, cujas e bueiros podem não dar conta do excesso de água de algumas chuvas. Se for possível, tente também descobrir se o seu novo bairro enfrenta este problema.

Conte com um corretor
Os corretores de imóveis normalmente conhecem muito bem os bairros da cidade graças à sua experiência com os negócios. Além disso, eles podem informar sobre o potencial de valorização do metro quadrado naquela região, com base nos números dos anos anteriores e das perspectivas futuras. Conte com seu apoio!

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook