Dicas de decoração de interiores que nunca saem de moda

Na hora de decorar um imóvel, algumas escolhas por estilos que estão na moda podem ter o seu preço. Como toda moda, ela sai de cena, e sua decoração corre o risco de ficar ultrapassada. E o jeito será gastar mais em sua renovação.

Por isso, adotar técnicas perenes, que nunca saem de moda, pode ser uma maneira elegante e econômica de decorar um lar. Conheça a seguir algumas técnicas que sempre estão de moda. Com elas, sua decoração pode permanecer atraente por muito mais tempo.

Não se apresse
A escolha dos materiais e acabamentos na decoração não pode ser precipitada. É comum visitarmos lojas ou feiras de móveis e de peças de decoração e encontrarmos novas peças bacanas, que combinam muito bem com a decoração que está sendo criada. Por isso, pode valer a pena ir criando a decoração aos poucos. Com o passar do tempo, será possível criar um conjunto muito elegante.

Tire as medidas certas
Um erro na decoração é comprar moveis e peças sem antes conhecer as medidas exatas do espaço que elas irão ocupar. Por conta disso, pode acontecer de, ao instalar a peça adquirida, ela não apresentar o efeito atraente que se esperava. O problema pode estar nas dimensões erradas (para mais ou para menos). É muito importante conhecer bem as dimensões do espaço para que todos objetos resultem em um visual harmônico.

Misture texturas
Quem disse que a decoração precisa adotar um estilo com texturas padronizadas? A mistura de texturas (veludo, algodão, lã, couro etc.) pode resultar em belas combinações. Tudo é questão de encontrar o equilíbrio. Esta é uma regra que nunca sai de moda.

Forma e funcionalidade
Cuidado com aquelas peças que são lindas de morrer, porém seu uso é incômodo e desconfortável. Alguns sofás, cadeiras e assentos podem ser assim. É melhor evitá-las. Dê prioridade ao que é bonito, funcional e prático de ser usado.

Busque a simetria
A simetria entre as peças de decoração e seu ambiente traz um agradável efeito de harmonia e equilíbrio. Esta tendência não sairá de moda nunca. Vale a pena buscar este efeito de simetria ao posicionar os elementos decorativos.

Vale a pena investir em qualidade
Já que você está buscando uma decoração permanente, que dure muitos anos, vale a pena dar prioridade a peças de boa qualidade, que sejam duráveis. Cuidado com as peças muito baratas, que se estragam rapidamente. Pode ser melhor gastar um pouco mais no começo, investindo em peças de qualidade, do que fazer gastos recorrentes para substituir elementos deteriorados.

Iluminação em vários níveis
Cada ambiente precisa receber a iluminação correta, que não se limita a um único ponto de luz central. Este ponto de luz pode receber elementos complementares em segundo plano, resultando em um bonito efeito. Dependendo do uso, apenas a iluminação secundária pode ser usada. Isso é elegante, e ao mesmo tempo, econômico.

Imagem: iStock