Imobiliária em Campinas

Decore sua casa com estilo e segurança

em: Decoração

Acidentes acontecem com frequência dentro de casa, mas é possível evitar fatalidades com alguns cuidados na hora de decorar os ambientes. Confira algumas dicas que deixam o lar mais seguro para você e sua família.


Cuidados na construção ou reforma

Além de oferecer segurança, o uso de pisos antiderrapantes ou drenantes evita mofo, principalmente em áreas externas como lavanderias, ao redor de piscinas e quintais.

Áreas inflamáveis, perto de fogões, churrasqueiras, quadro de força e aquecedores devem ser revestidas com materiais que retardem a proliferação de chamas e não aqueçam.


Blog da Provectum - Casa segura: Piso antiderrapante
Foto: Construdeia – Piso Drenante


As instalações elétricas devem ser de alta qualidade: quadros de energia dimensionados adequadamente, tomadas com carga correta, fios protegidos por canaletas e circuitos separados para equipamentos que consomem mais eletricidade, como chuveiros e ar condicionado.

Prefira janelas e portas fabricadas com materiais que proporcionem segurança contra invasão, acidentes e quedas, como fibra de vidro, madeira maciça, metal ou com blindagem arquitetônica (técnica que promove proteção balística e/ou evita a invasão a um imóvel ou parte dele, essa tecnologia foi criada pela ABNT e conferida pelo Ministério da Defesa).

Projete escadas com corrimãos e interruptores com altura mediana em todos os pontos da casa.


Decoração

Em ambientes como salas de jantar, living room e locais em que seja necessário transitar com frequência, principalmente em residências com idosos e crianças, o ideal é posicionar os móveis longe de janelas, evitar espelhos e optar por um espaço com estilo minimalista, sem excesso de cadeiras, mesas e armários.


Blog da Provectum - Casa segura: Dicas de decoração
Foto: blog Limão na Água – decoração minimalista


Evite colocar tapetes próximos de escadas. Caso opte pela peça para agregar estilo à decoração, prenda os modelos lisos e finos com fita adesiva ou antiderrapante por baixo.

A cozinha deve conter armários superiores mais estreitos e acessíveis, sem superfícies pontiagudas.


Blog da Provectum - Casa segura: Dicas para cozinha
Foto: blog Simples Decoração – Cozinha com armários superiores


No banheiro, prefira as pastilhas para revestir o chão e as paredes, elas são mais seguras e ótimas opções para evitar um escorregão. As barras de apoio no box, banheira e vasos sanitários são itens fundamentais, principalmente se o morador for idoso.


Blog da Provectum - Casa segura: Dicas para banheiro
Foto: blog Simples Decoração –Banheiro com pastilhas


Nas varandas, a instalação de redes e telas nos vãos é necessária. Posicionar vasos de flores e plantas próximos a mureta é outra maneira de deixar o local seguro.

Elimine os parapeitos de sacadas que permitem que pessoas possam debruçar ou sentar neles.


Blog da Provectum - Casa segura: Dicas para varandas
Foto: blog Simples Decoração - Varanda


Em qualquer ambiente, reforce a iluminação com lâmpadas de led ou lustres.


Curtiu as dicas? Coloque em prática e evite acidentes domésticos!

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook