Imobiliária em Campinas

Decoração: aprenda a montar um jardim vertical

em: Dicas | Decoração

Os jardins verticais podem ser instalados em ambientes internos e externos (salas, cozinhas, banheiros, varandas, entre outros), mesmo que o espaço seja pequeno. Eles melhoram a umidade do ar e são responsáveis por manter uma temperatura agradável no local. Aprenda como montar um em sua casa!


Materiais

São várias as formas de montar um jardim vertical. Você pode utilizar blocos pré-moldados, sistema Green Wall Ceramic (peças de cerâmica que são fixadas na parede), treliças, fibras de coco, vasos, quadro vivo e até garrafas PETs.


Sistema Green Wall Ceramic

Utiliza blocos cerâmicos que podem ser fixados em paredes ou muros com argamassa. É necessário descascar a pintura da parede para que o bloco seja fixado mais facilmente. Após a instalação, é necessário impermeabilizar o painel com produtos atóxicos para não prejudicar as plantas.


Como fazer um jardim vertical - Sistema Green Wall Ceramic
Foto: Static Flickr

Treliças

É necessário chumbar uma treliça metálica à parede ou muro. Depois disso, é só pendurar vasos meia lua na treliça. Fácil e prático!


Como fazer um jardim vertical - Treliças
Foto: Lar natural


Como fazer um jardim vertical - Treliças na parede
Foto: Casa Pro

Fibra de coco

A fibra de coco é perfeita para espaços pequenos como varandas e apartamentos. Por ser confeccionada com material natural, parte dela pode ficar aparente, sem prejudicar o visual. Deve-se impermeabilizar a parede antes de instalar o painel.


Como fazer um jardim vertical - Fibra de coco para espaços pequenos
Foto: M de Mulher


Como fazer um jardim vertical - Fibra de coco na varanda de apartamentos
Foto: Casa Adorada

Quadro Vivo

Comercializados em diversos tamanhos, acabamentos e cores, são pendurados na parede como um quadro comum, com buchas e parafusos. Uma pequena gaveta na parte inferior e lateral do quadro armazena a água excedente da irrigação.


Como fazer um jardim vertical - Quadro vivo
Foto: Casa Adorada


Como fazer um jardim vertical - Quadro vivo aplicado na sala
Foto: Casa Adorada

Garrafas pet

Nesse tipo de jardim vertical, são reutilizadas garrafas plásticas.  A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução sustentável ao aproveitar os materiais. As garrafas ficam suspensas, amarradas em cordas de varais.


Como fazer um jardim vertical - Jardim com garrafas pet


Plantas adequadas

Escolha plantas com tamanho pequeno ou médio que se adaptem melhor na vertical. Em ambientes internos, aposte em bromélias, lírios da paz, aspargos, asplênio, avenca e euonymus. Já em espaços externos, as melhores opções são a liríope, ixória, brinco de princesa, lágrima de cristo, aspargo, gerênio ou mudas de tempero como salsinha, manjericão e alecrim.“


Cuidados

Antes de irrigar as plantas, sempre coloque o dedo na terra para verificar se ela está muito seca ou encharcada. Essa técnica permite preservar a raiz da espécie, que pode apodrecer caso receba mais água que o necessário.

A adubação deve ser freqüente. Durante o verão, a melhor opção é a adubação química de NPK. No inverno, o uso de produtos orgânicos é ideal.


Inspire-se!

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook