Imobiliária em Campinas

Cortina ou persiana: qual delas escolher?

em: Decoração

O que escolher para revestir as janelas? Cortinas ou persianas? Quando vale a pena usar uma ou outra? Confira a seguir várias dicas para fazer uma ótima escolha e deixar o seu lar mais bonito e mais prático:

Qual a diferença entre cortinas e persianas?
Cortinas são peças em tecido, com ou sem pregas, suspensas por trilhos ou um varão. Elas servem para decorar as janelas, dar privacidade ao interior e proteger os móveis da ação direta do sol.

Persianas têm as mesmas funções, mas são feitas de materiais como metal, madeira, PVC ou fibras sintéticas. Elas se movimentam na horizontal ou vertical (cortinas normalmente não têm movimentos verticais).

Qual delas escolher?
Depende do seu tipo de uso. Cortinas são mais bonitas e aconchegantes. Persianas são práticas e eficazes. Se você gosta de decorar bem a casa, escolha uma cortina, pois ela pode ser considerada, mais facilmente, um elemento decorativo.

Posso escolher as duas?
Sim! Se você precisa controlar a entrada de luz em um ambiente, instale uma persiana rente à janela (para bloquear a luz), e por cima instale uma cortina de tecido, para dar um acabamento visual elegante e agradável.

Combine com a decoração
É importante que, ao escolher uma cortina ou persiana, elas mantenham a harmonia visual com o restante da decoração do espaço. Descubra qual modelo possui uma cor que combina com os outros objetos. E use uma cortina ou persiana com visual alegre caso a decoração do ambiente seja neutra e discreta.

O que usar para pendurar uma cortina? Varão ou trilho?
O varão é a solução mais econômica e prática. Sua instalação é bastante simples. Cortinas com varão não costumam ocupar, em geral, todas a extensão da parede.

Os trilhos são mais sofisticados e exigem uma instalação mais refinada. E podem ser usados para cobrir com uma cortina uma parede inteira, o que aumenta a sensação de espaço. Esta é uma boa solução, por exemplo, para paredes cujas janelas ocupam quase toda a sua extensão.

Qual o tamanho certo do varão?
Ele deve ter de 20 a 30 centímetros a mais nas laterais em relação à largura da janela. Assim, ao recolher as cortinas, elas ocuparão a lateral sem bloquear totalmente a janela.

E se houver um móvel abaixo à janela?
Nesses casos, use sempre uma persiana. Cortinas devem tocar o chão. Se isso não for possível, devido a algum obstáculo, use uma persiana em seu lugar.

E qual persiana escolher?
Há vários tipos de persiana no mercado: horizontal, vertical, rolô, romana ou painel. A romana em geral deixa os ambientes mais aconchegantes. Escolha a que for mais conveniente, mas evite que as persianas deixem a sua sala com muita cara de “escritório”.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook