Imobiliária em Campinas

Conheça um passo a passo antes de alugar um imóvel

em: Mercado

A escolha de um imóvel para alugar deve ser feita com cuidado, pois será assinado um contrato que irá comprometer parte de seus recursos ao longo de muitos meses. Confira a seguir um passo a passo para que o aluguel seja efetuado de forma segura e sem riscos às suas finanças.

Escolha bem o local
O primeiro passo é escolher o bairro. Lembre-se de levar em conta aspectos que vão influir em sua rotina diária. Morar perto do trabalho, por exemplo, pode trazer muitas vantagens no dia a dia. E preste atenção aos custos: às vezes, em um mesmo bairro, o valor do aluguel de um imóvel pode variar bastante. Pesquise com calma as opções.

Flexibilidade com os defeitos
Prepare-se para o inevitável: todo imóvel tem alguma característica que desagrada. Pode ser o estado de um móvel, o andar em que ele está, a vista de sua janela etc. Lembre-se que é quase impossível encontrar um imóvel perfeito, que não tenha nada que contrarie sua escolha. É preciso flexibilidade para abrir mão de certos aspectos. Senão, o negócio não vai sair nunca.

Faça as contas certas
Lembre-se de incluir nos cálculos das despesas mensais, além do aluguel, o valor do condomínio e do IPTU. O gasto total com as prestações não deve ultrapassar 30% da renda mensal da família.

Escolha uma garantia
Ao alugar um imóvel será necessário apresentar ao locador alguma garantia financeira. Atualmente, é muito comum o seguro-fiança, pago a alguma seguradora. Para quem não dispõe de um fiador na cidade, pode ser uma boa solução.

Faça uma vistoria cuidadosa
Como o imóvel deve ser devolvido tal como foi entregue, uma boa sugestão é documentar todo o estado do imóvel com imagens antes de ocupá-lo. Normalmente os locadores fazem isso, mas nada impede que um inquilino também faça um registro com imagens por conta própria.

Confira se o imóvel não tem pendências
Antes de ocupar um imóvel, verifique se o proprietário mantém em dia os pagamentos do condomínio, do IPTU, das contas de água, luz e gás etc. Caso alguma conta esteja em atraso, solicite ao proprietário que faça a quitação de todas elas antes da sua entrada.

Muita atenção ao contrato
Por fim, resta assinar ao contrato. Leia atentamente todas as cláusulas, tire todas as suas dúvidas, sobretudo com relação às datas de entrada e saída, critérios de reajuste de valores, datas de pagamento etc. Não assine ao contrato caso tenha alguma dúvida quanto a alguma cláusula.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail
Twitter Youtube Flickr Facebook