Imobiliária em Campinas

Conheça o bairro Mansões Santo Antônio

em: Mercado

Ao contrário do seu nome, o bairro Mansões Santo Antônio, em Campinas, não é constituído propriamente de mansões. Mas é um bairro de alto padrão, de classe média alta, que atravessa um crescente processo de verticalização.

A região é valorizada por ser muito bem localizada, próxima à rodovia Dom Pedro I, ao Parque Dom Pedro Shopping, à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ao campus I da PUC e à Lagoa do Taquaral, entre outras facilidades. Há uma boa oferta de comércio e serviços no bairro para atender ao crescente número de moradores.

A expansão do bairro é relativamente recente. Até a década de 1980, a região, bem como seus bairros vizinhos (Fazenda Santa Cândida e Chácara Primavera) era composta de tranquilas chácaras, que ocupavam lotes de uma antiga fazenda. Até hoje é possível situar algumas remanescentes, apesar de sua localização privilegiada.

A partir da década de 1990 o bairro começou a ganhar torres de edifícios, sobretudo na região da CPFL. A facilidade de acessos ao local, bem como o valor relativamente baixo dos seus terrenos na época, favoreceram o lançamento de vários empreendimentos imobiliários.

A inauguração do enorme Parque Dom Pedro Shopping, em 2002, impactou positivamente em toda a região. Em seu entorno, na atual região de Mansões Santo Antonio, surgiram vários condomínios verticais e horizontais. Bairros vizinhos, como Jardim Colonial (área próxima ao bairro Fazenda Santa Cândida) e Parque das Flores (próxima ao shopping, junto ao Villa Bella, um bolsão com casas de classe média e alta) receberam numerosos lançamentos de condomínios.

Por todas essas qualidades, o bairro ainda é muito procurado, sobretudo por profissionais e estudantes ligados às universidades e a empresas da região. Contudo, é preciso apenas estar alerta a uma pequena parte do bairro que apresenta problemas de contaminação do solo. Em meados da década de 1990 uma antiga fábrica de produtos químicos do bairro, a Proquima, fechou as portas e deixou contaminado seu solo. Um condomínio de edifícios chegou a ser construído junto a seu antigo terreno, e foi posteriormente interditado. A Prefeitura de Campinas vem tomando providências para descontaminar o solo no local. Saiba mais aqui.

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook