Imobiliária em Campinas

Conheça as vantagens do "retrofit" de um imóvel

em: Dicas

Você já ouviu falar do “retrofit” de um imóvel? Esta técnica usada em projetos de arquitetura consiste em recuperar um imóvel, em geral antigo, mantendo boa parte das suas características originais, porém atualizando-o em vários aspectos.

A técnica nasceu na Europa, onde a atualização de imóveis antigos é uma prática bastante comum. Como ela pode ser aplicada por aqui? Quais são as suas vantagens? Saiba mais a seguir:

Custo menor
A técnica do retrofit é uma solução econômica quando se decide investir na revitalização de um imóvel já desgastado, ao invés de construir um novo partindo do zero. No mercado é comum encontrar imóveis antigos, em ótimos bairros. Pelo retrofit, ao invés de colocar tudo abaixo e reconstruí-lo, basta recuperar as suas características externas e atualizar o seu interior, preservando a sua estrutura. Isso tem um custo menor, sem dúvida, do que construir algo novo.

Imóveis mais espaçosos
Como o retrofit consiste em revitalizar um imóvel antigo, é muito fácil encontrar imóveis a um ótimo valor, e o que é melhor, com mais espaço interno. Como se sabe, muitos imóveis antigos ofereciam cômodos bem mais espaçosos do que os recentes. Dessa forma, recuperando-se um imóvel antigo, é possível morar em um espaço muito mais confortável.

O que é revitalizado na reforma?
Em um projeto de retrofit de um imóvel, aproveita-se a sua estrutura, porém quase todo o restante do imóvel pode ser revitalizado. Normalmente a fachada pode ser atualizada, e na parte interna, muita coisa pode ser mudada: revestimentos de pisos e paredes, instalações elétricas e hidráulicas, esquadrias, móveis, luzes, acabamentos etc. Muitos imóveis que passaram por um retrofit mantêm as suas características externas originais, mas oferecem um interior completamente modernizado.

Valorização do imóvel
Quando um imóvel antigo é totalmente repaginado, mantendo boa parte das suas características, certamente ele se valoriza. Quem investe neste tipo de iniciativa precisa calcular se o montante investido terá um retorno superior em valorização. Mas quem opta por esta técnica de reforma para morar em um bom imóvel também obtém um imóvel valorizado e com muito mais conforto e bem-estar para o dia a dia, por um custo bem vantajoso.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook