Imobiliária em Campinas

Conheça 5 tipos de pisos que imitam madeira

em: Dicas

Pisos de madeira são muito elegantes! Muita gente adora este tipo de piso, mas eles têm alguns problemas que limitam seu uso: são caros e sua limpeza e manutenção podem ser trabalhosas. Além disso, ainda há uma questão ambiental: pisos de madeira não são nada sustentáveis.

Contudo, para suprir essas limitações, há várias soluções no mercado que imitam quase perfeitamente a madeira, e que têm ainda as vantagens de serem mais baratas e de fácil limpeza e conservação. Conheça alguns desses tipos de pisos alternativos à madeira:

Pisos vinílicos (PVC)
Eles são fabricados com resinas, minerais e derivados do petróleo. São de fácil aplicação, não têm custo elevado e são bastante resistentes. Suas texturas imitam madeiras dos mais diferentes tipos. É também um piso silencioso e de fácil limpeza. Apenas não podem ser aplicados em locais de exposição ao sol e a excessos de água.

Carpetes de madeira
Eles são compostos de placas bem finas de madeira natural e são aplicados sobre uma base de madeira processada (o MDF, por exemplo, é muito usado). Podem ser aplicados diretamente sobre pisos frios. Seu custo não é alto, e sua aplicação, manutenção e limpeza são simples. Apenas não apresentam durabilidade similar à de outros pisos. Carpetes de madeira se desgastam um pouco mais rápido.

Pisos laminados
Eles têm semelhanças com os carpetes de madeira, mas são compostos de mais camadas. Por isso, têm durabilidade maior, porém custam um pouco mais. Os pisos laminados possuem várias camadas: uma base de sustentação (que dá estabilidade e balanceamento), uma camada de madeira de alta densidade (boa para impermeabilizar o piso), a camada do piso decorativo (que protege as demais e dá acabamento), além de um “overlay”, por cima de tudo, para proteger a parte decorada e facilitar a limpeza.

Porcelanato
O porcelanato é resistente e durável, além de imitar com grande fidelidade os pisos de madeira. Alguns modelos reproduzem muito bem até a rugosidade da madeira. Podem ser usados em áreas externas, sua limpeza é fácil e não geram muita manutenção. Mas podem ter um custo superior ao dos demais acabamentos.

Pisos cimentícios
Feito com base em cimento, ele apresenta um acabamento mais rústico. Sua elaboração é praticamente artesanal, com a aplicação do piso em cimento e um acabamento com pinturas que simulam a madeira. São resistentes, duráveis e fáceis de limpar, mas seu custo de instalação é mais alto.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook