Imobiliária em Campinas

Como sair do aluguel e comprar o primeiro imóvel

em: Dicas

Pagar aluguel é a melhor opção quando alguém não tem uma moradia em local definitivo. Mas para quem já tem uma estabilidade familiar a profissional, trocar o aluguel pelo pagamento de um imóvel é uma opção mais vantajosa. É melhor pagar por algo que será seu do que ter uma despesa com terceiros.

Mas, como fazer para trocar o aluguel pelo financiamento de um imóvel? Leia a seguir algumas sugestões:

Comece a economizar recursos
O passo mais importante e custoso é conseguir reunir uma economia suficiente para dar uma entrada em um financiamento ou um lance em um consórcio. Para isso, é fundamental conseguir guardar um pouco de dinheiro todos os meses. Isso exige um esforço e moderação nos hábitos de consumo, mas o lado positivo é que será por apenas um tempo. Vale a pena esse período de esforço.

Controle muito bem as suas despesas
Uma dificuldade que impede muita gente de conseguir guardar um pouco de dinheiro todo mês vem da falta de hábito de controlar as despesas. Sem controle, rapidamente nossos ganhos “desaparecem”, e quando vamos ver, o mês chega ao fim e não sobra quase nada. Poupar recursos exige disciplina e controle. Vale a pena criar tabelas para calcular as despesas de cada dia e assim descobrir onde os gastos estão altos, o que pode ser economizado etc. Não deixe de controlar diariamente as suas finanças.

Estude os custos para a compra de um imóvel
Para atingir a meta de guardar um valor para dar de entrada, é preciso saber qual é esse valor exato. Por isso, faça pesquisas sobre o mercado: conheça os custos de um imóvel – seja ele um imóvel usado ou de lançamento – e quanto será preciso pagar para dar uma entrada. Defina os valores a serem alcançados.

Pesquise as opções de financiamento
Para dar uma entrada em um imóvel há vários caminhos: comprar junto à incorporadora que lança um novo empreendimento, obter um financiamento da Caixa ou do seu banco, ou mesmo dar um lance em um consórcio de imóveis. Pesquise as opções e os custos envolvidos. Procure encontrar a opção mais vantajosa conforme a sua situação. Com conhecimento das metas, fica mais fácil atingi-las.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook