Imobiliária em Campinas

Como prevenir incêndios domésticos?

em: Dicas

Incêndios causados por pequenos acidentes em casa podem ser mais comuns do que imaginamos. E o que é mais preocupante: muitas vezes são causados por motivos banais, aos quais não damos muita importância. Por isso mesmo, se tornam tão perigosos!

Leia a seguir várias dicas que todos em casa devem prestar atenção.

Mantenha a fiação elétrica em bom estado
Vale a pena chamar um especialista (um engenheiro ou um eletricista) para avaliar regularmente se todas as instalações elétricas estão bem feitas. Incêndios provocados por curtos-circuitos são uma das causas mais comuns, muitas vezes provocados por sobrecarga na rede elétrica, fios em mau estado, problemas nos disjuntores etc.

Não sobrecarregue as tomadas
É muito arriscado ligar vários aparelhos eletrônicos em uma só tomada, usando “benjamins” e outros adaptadores. Eles podem sobrecarregar o uso de energia em um ponto que não tem capacidade, com alto risco de um curto-circuito e um incêndio. Evite sobrecarregar as tomadas.

Remova aparelhos das tomadas em caso de raios
A queda de um raio em uma casa ou em suas proximidades pode provocar uma descarga elétrica elevada em toda a fiação, provocando a queima dos equipamentos ligados nas tomadas. E há o risco desses aparelhos se incendiarem nessas horas.

Botijões de gás
Eles merecem também uma atenção especial, pois o vazamento de gás é outra causa comum de incêndios domésticos. A dica é mantê-los, de preferência, no lado externo da casa. Se isso não for possível, eles devem ficar em um local isolado e seu registro deve ser fechado quando ele não for usado.

Fogão
Se você está cozinhando alimentos no fogão, acompanhe de perto a preparação. Se você sair e deixar o fogo aceso, há risco de, em sua ausência, algo se queimar e gerar um foco de incêndio. Mantenha-se por perto do fogão sempre que estiver cozinhando.

Micro-ondas
Tome muito cuidado para que materiais como alumínio, ferro ou qualquer outro metal não sejam levados inadvertidamente ao forno de micro-ondas. Eles podem entrar em combustão e surgir aí um princípio de incêndio.

Apague bem os fósforos
Fósforos ainda em brasa podem ser atirados na lixeira e daí podem surgir incêndios. Tome muito cuidado com eles! Na dúvida, use a água da pia para apagar os fósforos.

Cuidado com as velas
Velas próximas a cortinas ou a qualquer outro objeto inflamável podem ser a causa de incêndios. Caso você precise usá-las, lembre-se de colocá-las em lugares distantes de qualquer objeto que possa se incendiar.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook