Imobiliária em Campinas

Como organizar seu trabalho em um Home Office

em: Dicas

Hoje em dia, muita gente tem montado o seu próprio negócio e trabalhado em casa. E há indícios de que a prática do chamado "Home Office" é uma tendência para muitos segmentos, mesmo para funcionários de empresas.

Há, sim, vantagens em aderir a este modo de trabalho, mas é preciso tomar alguns cuidados para não se perder na organização das tarefas do dia a dia. Algumas dicas podem te ajudar a deixar seu Home Office mais apropriado ao trabalho, desde a escolha do espaço e da decoração adequados ao ambiente, passando pela fixação de horários e rotinas. Listamos algumas a seguir:

- Escolha um ambiente da casa que seja tranquilo e silencioso, de preferência algum cômodo que não esteja na área de passagem de pessoas. Isso ajuda na concentração, para que o trabalho possa render melhor, e evita imprevistos na hora de se falar ao telefone;

- Prefira decorar o ambiente com cores relaxantes, como azul, verde claro, branco ou mesmo um tom de lilás. Elas ajudam a manter a mente mais tranquila e não cansam muito a vista;

- Deixe a sua mesa organizada. Nada é pior do que começar a trabalhar em um ambiente bagunçado. Utiliza caixas organizadoras para guardar papeis e documentos. Tenha à mão um bloco de notas, para anotações de última hora. Acredite, isso pode ajudar bastante;

- Tome cuidado com a postura do corpo: escolha uma cadeira confortável, que mantenha a altura correta, tenha um apoio para os pés ajustado, um encosto cômodo e um apoio para os braços agradável. Observe a altura do monitor do computador, para que ele fique defronte aos seus olhos e não exija uma postura curvada. Isso pode machucar o pescoço e causar dores nas costas. Se necessário, use um apoio para os pés. E faça uma pausa breve a cada 40 minutos, pelo menos, para se alongar e esticar as pernas;

- Faça listas das tarefas do dia: podem ser listas virtuais ou anotadas à mão. O importante é listar todos os compromissos do dia e organizá-los por ordem de necessidade: os mais urgentes primeiro;

- Tenha uma rotina: estabeleça um horário para começar a trabalhar, um para o almoço e outro para encerrar o expediente do dia. Ter um horário fixo ajuda na organização e também para não trabalhar excessivamente. Em casa, como não é preciso "bater cartão", é comum estender os horários de trabalho noite adentro;

- Antes de se sentar à mesa para começar a trabalhar, tome um banho, mude de roupa e tome o café da manhã. Isso ajuda a não passar o dia trabalhando de pijama e dá mais estímulo para seguir com as tarefas do dia. Além disso, caso surja uma reunião de última hora, você já estará pronto para sair;

- Tente acessar as redes sociais em horários específicos e estabelecidos, para não perder o foco e gastar tempo com distrações desnecessárias;

- Use lousas nas paredes para anotar lembretes ou painéis de cortiça para fixar papeis e recados. Crie os seus próprios meios de organização.

E você, também trabalha em casa? Tem mais dicas para dividir com a gente? Deixe aqui nos comentários!

Imagem: iStock
 

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook