Imobiliária em Campinas

Como manter um bom inquilino?

em: Dicas

Quem aluga um imóvel já sabe: um bom inquilino é algo valioso. Ele paga em dia as mensalidades, cuida bem do imóvel, não dá dor de cabeça. O único temor é o de perdê-lo, pois encontrar outro vai dar trabalho e gerar desgaste. Por isso, se você tem o inquilino dos sonhos, vale a pena fazer algumas concessões para mantê-lo. Leia algumas dicas:

Conserve muito bem o imóvel
Alguns reparos e aspectos de manutenção não dependem do inquilino, mas sim do proprietário. Problemas com infiltrações, ou a limpeza regular da caixa d´água, por exemplo, não competem ao inquilino. Por isso, se o dono do imóvel fizer a manutenção regular do imóvel no que lhe compete, esse será um atrativo a mais para manter o bom inquilino. Ninguém gosta de morar em um imóvel mal cuidado e cheio de problemas.

Cobre um preço competitivo
Se você cobrar um valor de aluguel acima da média do mercado, será difícil reter um bom inquilino. Mas se você cobrar um valor um pouquinho abaixo dessa média, ele vai valorizar o ótimo custo/benefício de permanecer em seu imóvel. Isso irá contribuir para mantê-lo por mais tempo.

Leve em conta os pedidos do inquilino
Muitos inquilinos propõem reformas ou melhorias no imóvel. O bom proprietário escuta e estuda essas propostas. Logicamente, não se trata de concordar com tudo que o inquilino propõe. Haverá divergências. O importante é encontrar soluções com pontos em comum que possam satisfazer a ambos.

Cultive uma boa relação
É importante que haja um esforço em criar uma comunicação direta e sempre franca com o inquilino. Há donos de imóveis que “somem” e só procuram o inquilino na hora de renovar o contrato ou fazer algum reajuste. Mantenha contato com frequência. Crie uma relação amistosa com o bom inquilino para que ele se sinta bem ao usufruir o seu imóvel.

Surpreenda o seu inquilino
Pequenas lembranças no Natal, nos aniversários, por exemplo, podem ser gestos que criam uma boa atmosfera de amizade e aproximam as pessoas. Se você tem um bom inquilino, vale a pena apostar nestes “mimos”. Todos gostam de se sentir valorizados.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail
Twitter Youtube Flickr Facebook