Imobiliária em Campinas

Como integrar ambientes de forma harmônica?

em: Decoração

Cada vez mais as casas vão ganhando ambientes integrados: cozinha com a sala, sala com a sacada, cozinha com a área de serviço etc. É uma solução que ajuda a aumentar a sensação de espaço nos imóveis pequenos, tão comuns nos dias de hoje.

Mas, para integrá-los de forma harmônica, há alguns truques que ajudam a aumentar essa sensação de amplitude. Confira algumas dicas:

Estilos complementares
Os ambientes integrados não precisam ser iguais. Não é obrigatório que usem as mesmas cores, nem mesmo um piso igual. Mas é importante que os ambientes “conversem entre si”. Os estilos e o design precisam ser complementares, ou seja, se for usado um estilo de decoração completamente diferente de um ambiente para o outro, vai ser difícil criar uma sensação de harmonia. A dica, portanto, é adotar estilos semelhantes, por mais que cada um tenha as suas características próprias.

Unidade de estilo
A integração de ambientes exige a escolha de objetos de decoração que conservem uma unidade de estilo. Assim, uma cozinha com estilo moderno fica muito bem integrada a uma sala moderna. O que vai dar esse tom de estilo são os objetos, como as luminárias e os móveis, e o seu revestimento (pisos e paredes). Quando os seus estilos “conversam”, tudo fica mais equilibrado.

Cuidado com a iluminação
Além de manter um estilo de decoração semelhante, é preciso ter cuidado com a iluminação. Luminárias semelhantes contribuem para isso, mas as cores das luzes também precisam ter harmonia. Luzes brancas ou amareladas em conflito, por exemplo, dificultam criar um estilo integrado, pois elas geram espaços diferenciados.

Não é preciso usar uma só cor
Integrar espaços não significa usar a mesma cor em tudo. É perfeitamente possível criar um visual harmônico entre os ambientes usando cores diferentes. Logicamente, é melhor que as cores combinem, formando conjuntos elegantes. Apenas evite combinações de cores que não conversam entre si.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook